terça-feira, fevereiro 03, 2015

a reflexão que faltava sobre a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades dos professores, a profissão de professor, o estado da educação e, sobretudo, sobre a vida:

"Não tenho muito por hábito comentar o ensino em Portugal e, bem vistas as coisas, em lado nenhum! Vou prosseguindo com a vida que acabei por escolher, vou vendo as coisas a acontecerem, vou alternando alegrias com tristezas e assim vou vivendo...
No entanto não consigo resistir perante o que vejo se passar atualmente em Portugal!
Sempre achei que o trabalho deve ser feito por aqueles que o fazem melhor, independentemente da área em questão ! Sempre fui contra a existência de um STATUS adquirido, esse STATUS mete as pessoas inconscientemente a dormir !
Por isto considero que, não só no ensino como em qualquer tipo de trabalho, o patrão tem todo o direito de avaliar os seus trabalhadores pois se não o fizer todos sabemos qual será a tendência de uma boa parte deles, porem-se a dormir !
Mas não é esta a única razão para tal avaliação ! Num recrutamento todos nos podemos enganar na escolha daquele que melhor preenche o perfil desejado para a empresa, podemos também ser influenciados na hora dessa escolha por diversos fatores que nem vale a pena estar aqui a citar !
Assim sendo, um trabalhador deve ser progressivamente avaliado para se aferir da escolha que foi feita e, continuar com ele ou dar a oportunidade a outro !
Em todo o Mundo poderei ser criticado pela frieza com a qual digo isto, que não penso no trabalhador, penso antes na entidade patronal, de como é que será para um trabalhador com a sua atividade suspensa, como é que alimenta a família, etc… A isso eu respondo com outra pergunta ! Como é que vai sendo o dia apos dia de uma pessoa que está pronta a dar o seu melhor num trabalho para o qual ela se profissionalizou, que tem aptidões excelentes mas que tem que se colocar na fila do desemprego estando assim à mercê do que o futuro do país decidir ? Que direito tem a sociedade de lhe retirar completamente a hipótese de se mostrar à mesma para esta saber aquilo que ela é realmente capaz de fazer ? O que é que realmente é mais injusto ?
O ensino não foge a este problema ! Arriscaria mesmo a dizer que no ensino a situação é mesmo mais melindrosa pois raramente temos o tal Patrão a aferir da performance do Trabalhador ! Dai não ter a mínima reserva em afirmar que, no ensino anda muito trabalhador a dormir e o tal STATUS aferido por uma simples classificação lhe serve de uma almofada extremamente confortável !
Basta começarmos por analisar a diversidade que há em termos de entidades atribuidoras de diplomas, diria mesmo que há algumas entidades vendedoras de diplomas, mas não estou a contar nenhuma novidade ! Sempre houve, talvez mais agora nestes últimos 20 anos ! Dai ser, na minha opinião ridículo que globalmente comecem todos com a dita média final de curso e que vão melhorando na classificação conforme vão exercendo a função ! Discordo sobretudo com a classificação inicial, a tal média obtida (por vezes comprada) em final de curso ! Acrescento ainda que há médias excelentes obtidas em cursos que duram 10 ou 15 anos em vez dos 5 convencionais. Afinal hà quem adore a vida académica e, enquanto ouver dinheiro para a pagar… Uma boa alternativa a quem prefere gastar o dinheiro na vida boémia em vez de o gastar numa simples compra !
Muita gente ficou chocada pela percentagem de professores que tiveram uma Nota positiva nos tais exames de capacidades tão badalados ! Muito gritam que é um escândalo estarem a submeter os professores a este tipo de avaliação ! Que já foram avaliados e não estão para ser avaliados o resto da vida ! Sabemos muito bem que a vida é feita de avaliação constantemente, comparações de performance, é o pão nosso de cada dia, porquê então ficarem tão escandalizados ? Por ficar algo escrito a respeito das pessoas num papel ? Por verem os seus conhecimentos serem quantificados ?
Eu sou 100 % a favor de uma avaliação de conhecimentos, coloco apenas uma reserva, como não efetuei a dita prova na minha área não poderei apenas aferir da pertinência das questões que são colocadas, única critica que poderia fazer à tal avaliação ! Esta avaliação de conhecimentos só peca por tardia, há muitos anos que tal avaliação devia ser feita ! No entanto ovale mais tarde do que nunca !
As pessoas devem puxar delas mesmas em vez de se vitimizarem !
Os atentados ao Ego têm muito mais probabilidades de tornar a pessoa melhor do que o contrário !
Afinal com quem é que a vida tem sido injusta ? Com aqueles que fazem aquilo que sempre sonharam fazer mas a quem säo pedidas provas de competência ? Ou com aqueles que nem sequer tiveram a possibilidade de se mostrarem naquilo que também eles sonharam um dia fazer tendo que mudar os seus sonhos e adaptar-se dia apos dia ?
Ah, a propósito, o meu sonho era ser professor de Matemática ! Estudei para ser professor de Matemática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra de 1997 até 2002. Fiz 5 anos de curso em 5 anos escolares ! Acabei com uma média final de 14/20 ! Terminado o curso, com estágio incluído, concorri dois anos consecutivos ao ensino sem nunca ter sido colocado, nem mesmo para um horário completo ! Emigrei em Outubro de 2003 para o Luxemburgo sabendo falar bem o Inglês, que não me serviu de grande coisa e tendo que aprender rápido pelo menos o Francês ! Fiz uma diversidade enorme de trabalhos que para mim não eram de todo um sonho, eram mais um pesadelo se juntado o fato dos Patrões quererem abusar da situação precária para me porem a trabalhar mais horas do que as que pagavam realmente, de me prometerem contratos e no fim me pagarem uma ninharia, de me porem a fazer o que os outros não queriam fazer,… Trabalhei na Restauração (servir às mesas, servir no café, ajudar na cozinha, lavar a loiça, o chão, as casas de banho,… por vezes a fazer 14 horas num dia com umas horas de pausa ao meio da tarde), como Taxista, como distribuidor de Pizzas, num armazém,… Trabalho desde 2006 na distribuição de jornais e publicidades e desde mais ou menos a mesma altura fui conseguindo dar explicações de Matemática sempre no privado, inicialmente apenas a alunos da comunidade Portuguesa, mais tarde em Francês, quem sabe, um dia, em Alemão ou Luxemburguês ! Aqui não sou colocado numa escola porque para tal são necessários conhecimentos aprofundados de Francês, Alemão e Luxemburguês ! Desde que comecei realmente a ser pago pelo meu trabalho que não sei o que é trabalhar 40 horas por semana. A minha média situa-se acima das 60 horas semanais ! Ao contrário dos primeiros anos aqui no Luxemburgo a minha adaptação mudou a minha situação ao ponto de nunca mais ter sido abusado no trabalho nem tal permitir quando sinto uma eventual tentativa ! Casei-me em Abril de 2005, comprei casa em Dezembro de 2009 e tenho duas belíssimas filhotas hoje com 13 anos e 9 anos respetivamente, a mais velha perfilhada ! As pessoas e os pais das pessoas a quem dou explicações de Matemática alimentam diariamente o meu Ego, não por ser o que sou mas pelo trabalho que consigo realizar com eles ! Por isto digo que temos de dar provas, cada dia, das nossas capacidades e da nossa motivação ! Isso ajuda-nos a melhorar, não o Status, apenas aquilo que sou capaz de fazer realmente ! Ainda não perdi o sonho de lecionar aqui no Luxemburgo mesmo que seja bem lá no final da minha carreira laboral ! O que me deixa orgulhoso e seguro é o conseguir ter um alto rendimento naquilo que faço, distribuição, explicações de Matemática o que me permite assim de auferir até mesmo mais do que ganharia numa escola como professor de Matemática (mesmo aqui no Luxemburgo) ! Gosto do meu ritmo e acho que seria algo desperdiçado num pais em que se vê toda a gente pelo seu Status ao invés desse ritmo ! Tento assim evitar esse tipo de avaliação mesmo aqui no Luxemburgo ! Avalio-me pelo que faço e nunca pelo que sou ! Fica a dica para quem quiser !"

4 Bitaites:

chica de moebius mandou o bitaite...

outro quem é?...

Tânia Braga mandou o bitaite...

alex junior?

facebook mandou o bitaite...

ver

Tânia Braga mandou o bitaite...

"Conteúdo indisponível" Não sou amiga!