sábado, março 31, 2012

O sonho de Parreira (obra inspirada no "Le Rêve d'Alembert")

Parreira, eu proponho que dês exemplos que nao envolvam futebol nas tuas aulas.

Em primeiro lugar, vamos supor que também tivesses dito durante as aulas (como disseste neste blog) na semana seguinte ao Benfica-Paços de Ferreira que "O Benfica vai ser campeao se nao acontecer nada de MUITO marado".

Ora, nao aconteceu nada de muito marado... o Benfica foi naturalmente encaixando aqui e ali, como eu avancei em resposta a esse teu comentario, a homogenia do Benfica estava para provar.

Afinal aquela exibiçao avassaladora nesse dia nao traduzia a realidade, era enganadora

Convenhamos que essas logicas poderiam deixar embaraçado qualquer professor.


Em segundo lugar, parece-me que colocares o Sporting ou o Benfica nessa posiçao do "se campeao dou vinte a todos" vai dar ao mesmo.

Senao vejamos... essses teus alunos têm entre 18 et 24 anos. Suponhamos entao que a memoria viva dos tipos se traduz nos ultimos 12 anos (para ser simpatico e puxar a brasa à minha sardinha).



ou va, falemos dos ultimos 16...



Portanto Parreira, antes de fazeres as tuas deduçoes logicas ve a coisa de um ponto de vista probabilistico em vez de emocional...

5 Bitaites:

parreirex mandou o bitaite...

não te preocupes que eu tenho muito cuidado nos exemplos que escolho. por isso não fiz a promessa com o benfica, pois corria o risco de o benfica ganhar.

deve-me ter escapado alguma coisa, mas em quê que os títulos ganhos nos últimos doze anos influenciam as probabilidades de o sporting ou o benfica ser campeão esta época?

Tóchã mandou o bitaite...

"deve-me ter escapado alguma coisa, mas em quê que os títulos ganhos nos últimos doze anos influenciam as probabilidades de o sporting ou o benfica ser campeão esta época?"

Ai o exemplo do "se campeao dou vinte a todos" so serve para esta época numa aula decorrida no segundo semestre????

Entao o exemplo para a malta perceber a cena da logica é:

Se uma equipa que se encontra a uma quinzena de pontos de tres equipas for campea eu dou vint" a todos...

um exemplo do genero "se um chimpazé ganhar o proximo nobel da literatura dou vinte a todos" nao me parece um bom exemplo para esclarecer a turma

mas devo ser eu que nao percebo

"

parreirex mandou o bitaite...

"Ai o exemplo do "se campeao dou vinte a todos" so serve para esta época numa aula decorrida no segundo semestre????"

claro. eu acho que expliquei bem isso. nos 2 últimos anos.

até podes usar algo do tipo "se o barcelona for campeão da liga portuguesa este ano dou 20 a todos" que a implicação estaria correcta. a questão é prometer algo que seja possível, ainda que muito improvável

Tóchã mandou o bitaite...

"claro. eu acho que expliquei bem isso. nos 2 últimos anos"

No inicio nao me tinha apercebido dessa cena dos dois anos.

No primeiro comentario deste post ja me tinha dado conta que so te referias aos ultimos dois anos e por isso disse que a tua "piada/exemplo" era fracota....como tu dizias na linha do

"se o barcelona for campeão da liga portuguesa este ano dou 20 a todos"

ou seja, impossivel (ainda que possivel matematicamente. Possibilidade com que jogas)

Resumindo, muito rebuscada a tua piada/exemplo o que faz dela uma simples piada (cuja qualidade nao me vou pronunciar mas que admito que tenha piada para muito boa gente)

Anónimo mandou o bitaite...

Agora percebo porque é que o tochas não fez patavina em Matemática.