sexta-feira, março 30, 2012

lógica

há dois anos que eu dou um capítulo de lógica nas aulas.
há aquela questão estranha da implicação que se a premissa for falsa, a implicação é sempre verdadeira, independentemente da conclusão.
há dois anos que, para que os alunos aceitem esse resultado, faço a seguinte promessa:
"se o sporting for campeão, dou vinte a todos os alunos".
posso ou não dar vinte a todos os alunos, mas não me podem chamar mentiroso. ou seja, a minha promessa é verdadeira (só estarei a mentir se o sporting for campeão e não der vinte a todos os alunos).
acho que os alunos têm percebido a ideia.
como a matéria tem sido dada no início do 2º semestre, altura em que o sporting já está praticamente arredado do título, tenho-me safado com este exemplo. espero continuar a usá-lo nos próximos anos.

1 Bitaite:

chica de moebius mandou o bitaite...

está agora a terminar no canal história o documentário "mirandês" - disponível no youtube (provavelmente graças a algum amigo teu).