segunda-feira, fevereiro 06, 2012

fiz isto num instantinho no powerpoint

e, por isso, pode haver alguma falta de rigor.

já agora, das minhas aulas de computação gráfica

9 Bitaites:

Moreira mandou o bitaite...

Acho que fiquei mais confuso com estas novas linhas azuis. Não percebo porque é que fizeste essas e não outras. A linha azul mais à esquerda mete-me tanta confusão com a linha preta mais à direita feita pelo outro indivíduo. Ao fim ao cabo, porquê essas linhas? E já agora, as linhas todas do campo visíveis nesta imagem não deveriam de se intersectar num único mesmo ponto de fuga?

Tóchã mandou o bitaite...

"E já agora, as linhas todas do campo visíveis nesta imagem não deveriam de se intersectar num único mesmo ponto de fuga?"

Nao Moreira, basta ver que se prolongares a linha de meio campo e a da linha da grande area nao da nada de jeito.

Alias, havia uma posibilidade de a tua teoria acontecer (julgo eu), se a fotografia fosse tirada "paralelamente" as linhas do campo.. um exemplo que penso que é muito usado é estares no centro de uma enorme recta da Road 666 e vires o separador central e lateral convergir para o centro da tua visao no ponto tao longe quanto a tua acuidade visual o permitir

Tóchã mandou o bitaite...

Se nao estiveres no centro da estrada mas numa posiçao lateral la se vai o teu ponto de fuga intuitivo, por isso é que nao nos podemos fiar na intuiçao visual no que diz respeito ao respeitavel ponto de fuga...

Tóchã mandou o bitaite...

Por outro lado Celia, nao percebo os teus calculos... ocultaste na imagem linhas que usaste nos calculos?

E tens a certeza que o horizonte nao risca nada nesta cena? é porque é curioso que o ponto de fuga esta definido em cima de um possivel horizonte da imagem (neste caso, nao os paneis publiciarios mas sim a pala do estadio)

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Acho que os cálculos da Célia são mais ou menos os mesmos que os do gajo:
Só usou um ponto de fuga, que determinou usando as linhas a azul

Manuel J. R. mandou o bitaite...

As linhas a azul são, por sua vez, traçadas tendo em conta as linhas que se podem "extrair" a partir das que estão na imagem: uma é a do meio campo e a outra é a da grande área.

Tóchã mandou o bitaite...

@ Manel, aqui nao ha Lucilios Batistas, nem Brunos Paixoes em campo. Estes sim, puxam habilmente as brasas às tuas sardinhas, nao queiras tu puxar as linhas em coisas objectivas como esta. Eu sei, muitos anos em que a intuiçao ganhou à razao nestas coisas do futebol e ja é um vicio insconsciente : )

"Acho que os cálculos da Célia são mais ou menos os mesmos que os do gajo: "

Qualquer observaçao por mais descuidada que seja ve que os calculos da célia sao mais ou menos os mesmos que os calculos do gajo MAS DA SPORTV, pois coincidem com o Ponto de Fuga da linha amarela

Ainda ha pouco tempo no post anterior concordaste que a linha de meio campo nao serve para o efeito, nem a Celia a utilisou para a traçar (ou se o quis fazer fe-lo, por um lado baseada num principio errado, por outro traçou-a mal ja que CLARAMENTE a linha de meio campo nada tem haver com a linha verde dela)

Manuel J. R. mandou o bitaite...

"Se nao estiveres no centro da estrada mas numa posiçao lateral la se vai o teu ponto de fuga intuitivo, por isso é que nao nos podemos fiar na intuiçao visual no que diz respeito ao respeitavel ponto de fuga..."

Aqui está uma imagem que contraria essa tua teoria. Não está centrado na linha, ma tem claramente um ponto de fuga definido, e todas as paralelas lá vão dar: http://ipt.olhares.com/data/big/126/1261114.jpg

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Já tenho dúvidas quanto à minha afirmação de que a linha do meio campo não serve... do que estive a ver pela net, o ponto de fuga existe na mesma e as paralelas terão obrigatoriamente de se encontrar lá.

Mais uma vez, o que continua em causa é o prolongamento das paralelas poder estar mal feito e com isso determinar-se um ponto de fuga errado.