segunda-feira, janeiro 16, 2012

os grandes

Os nossos objetivos passavam por nos aproximarmos dos grandes, por ter uma presença na Liga dos Campeões e ganhar outros troféus, como a Taça de Portugal, e aí continuamos

luís duque, administrador do sporting, ontem.

16 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

Epah, a onda de lesoes e o desnorte do Domingos nos onze iniciais e substituiçoes estragaram-me o prognostico...

Embora pontualmente esteja dificil encostar "aos grandes", ha outros aspectos em que ja o conseguimos.

Este ano ja jogamos variadissimos jogos contra dez (mais coisa menos coisa praticamente todos os jogos), ja marcamos golos depois da hora, marcamos golos fora de jogo.

Ora, durante decadas nunca conseguimos encostar "aos grandes" nisto, e este ano estamos la !!!

A confiança nao poderia estar mais alta...

parreirex mandou o bitaite...

a questão não é se houve ou não aproximação aos grandes. a questão é a exclusão do sporting do grupo dos grandes. até eu, benfiquista, acho que o sporting (ainda) é um grande. deve ter sido descuido, mas fica-lhe muito mal.

Tóchã mandou o bitaite...

Eu percebi que era essa a questão. Alias, eu ouvi essa declarações (dadas na zona mista do estádio AXA) no fim do jogo com o Braga e elas estão completamente descontextualizadas.

Poderia-se pensar que o gajo disse isso com a intençao tipo:

"herdei um plantel de merda, um clube do meio da tabela e nao me peçam que ganhe campeonatos num ano"

Mas nao foi assim.

Mas isso também isso nao é importante. Alias o que é isso dos grandes?

Se for na quantidade de adeptos e massas humanas que conseguem arrastar, o Benfica é enorme (mesmo a nivel mundial) e o Sporting e o Porto sao pequenos.

Se for na quantidade de titulos de todos as modalidades (sim, relembro que os clubes nao teem so Futebol) o Sporting é enorme (so rivalizado pelo Barcelona a nivem mundial) e o Benfica e Porto sao insignificantes.

Se for na quantitade de titulos das modalidades profissionais o Porto é grande e os outros uma merda.

Se for no Futebol actual parece-me que o Sporting nao é um grande e nao custa nada a admitir:

- nao tem ganho titulos de interesse

- nao tem tido força alguma nos meandros do futebol e da arbitragem que ajudam (ou permitem) ganhar titulos

- nao tem conseguido reverter as duas primeiras o que o levou (progressivamente) a ter planteis que nao sao dignos de grande

parreirex mandou o bitaite...

grandes, é no sentido de dimensão, claro. clubes não locais, com muitos adeptos e adeptos fixos (e não de modas, tipo chelsea ou manchester city).
em portugal há 3 grandes: benfica, porto e sporting;
em espanha há 2 grandes: real e barça;
em inglaterra há 3 grandes: manchester united, liverpool e arsenal.
e por aí fora...

por exemplo, o PSG, que está cheio de nota, e até pode vir a formar uma super-equipa em breve, nunca será um grande, pelo menos nos próximos 20 anos.


"Se for na quantidade de adeptos e massas humanas que conseguem arrastar, o Benfica é enorme (mesmo a nivel mundial) e o Sporting e o Porto sao pequenos."

Totalmente em desacordo.

"Se for na quantidade de titulos de todos as modalidades (sim, relembro que os clubes nao teem so Futebol) o Sporting é enorme (so rivalizado pelo Barcelona a nivem mundial) e o Benfica e Porto sao insignificantes."

Totalmente em desacordo.

"Se for na quantitade de titulos das modalidades profissionais o Porto é grande e os outros uma merda."

Totalmente em desacordo.

Desdich mandou o bitaite...

«clubes não locais»

A onda de clubes nacionais só existe em Portugal e Espanha. A ideia que eu tenho é que o Bayern, Milan, Juventus, Ajax, Liverpool, etc; têm a esmagadora maioria dos seus adeptos nas zonas onde estão radicados os Estádios.

parreirex mandou o bitaite...

@desd,
acredito que a dispersão dos adeptos desses clubes (e de outros, noutros países) seja menor do que em portugal, mas não creio que sejam "esmagadoramente" das cidade dos clubes. o liverpool e a juventus até em portugal têm adeptos.

já agora, o que eu acho que são clubes grandes
em itália: milão, inter e juventus;
na alemanha: bayern;
na frança: marselha, talvez (tóchã??);
na argentina: boca e river;
no brasil: flamengo, fluminense, corinthians e são paulo

Desdich mandou o bitaite...

Eu estou com o meu conterrâneo Duque, com o Freitas (esteve excelente), com os jogadores(que me parecem bem jeitosos)e com o Domingos (que me parece ter sido também uma boa escolha)...

Infelizmente, parece-me que ele estragou tudo com as declarações de hoje ( até porque, para mim, o problema tem sido, para além das lesões e alguns erros pontuais, essencialmente falta de sorte) . Uma pena…

Desdich mandou o bitaite...

«( até porque, para mim, o problema tem sido, para além das lesões e alguns erros pontuais, essencialmente falta de sorte)»

Refiro-me aos jogos grandes...

Tóchã mandou o bitaite...

"Se for na quantidade de adeptos e massas humanas que conseguem arrastar, o Benfica é enorme (mesmo a nivel mundial) e o Sporting e o Porto sao pequenos."

Totalmente em desacordo.

Nao me parece que alguem haja sequer lugar a desacordo. Ha aquela maxima de 6 milhoes de Benfiquistas (em portugal) que me parece um exagero. Mas (na malta que liga ao futebol) o racio de 5 em cada 10 sao do Benfica parece-me razoavel. Se consideramos que 0.5 em cada 10 sao de "outros" e 3 em cada 10 do Sporting e 2.5 em cada dez do Porto parece-me razoavel.

Qualquer se seja o desvio padrao que apliques aqui na minha bela equaçao parece-me razoavel dizer:

HA UM MAIOR DO QUE TODOS OS OUTROS JUNTOS.


"Se for na quantidade de titulos de todos as modalidades (sim, relembro que os clubes nao teem so Futebol) o Sporting é enorme (so rivalizado pelo Barcelona a nivem mundial) e o Benfica e Porto sao insignificantes."

Totalmente em desacordo.

Aqui é que realmente nao ha que discordar ou discordar.

Ha numeros e esses numeros dizem que ha dois clubes grandes na Europa: Barcelona e Sporting (aqui dispostos pela ordem certa)

Tóchã mandou o bitaite...

A minha bela equaçao nao da "10" : (

parreirex mandou o bitaite...

1- o facto de 5 ser maior do que 3 e maior do que 2.5 não quer dizer que 3 e 2.5 sejam pequenos. são até muito grandes, comparados com 0.1 e coisas do tipo.

2-não conheço esses números que dizem que ha dois clubes grandes na Europa: Barcelona e Sporting, mas acredito. onde eu discordo totalmente é que benfica e porto sejam insignificantes nesse ponto.

3-o barça é o maior e o pepe é um palhaço.

Desdich mandou o bitaite...

Qualquer se seja o desvio padrao que apliques aqui na minha bela equaçao parece-me razoavel dizer:

HA UM MAIOR DO QUE TODOS OS OUTROS JUNTOS.


Equação? 3+2,5 < 5?

Ui ui!!! andas metido outra vez naquele esquema de cobaia para ensaios clinicos?

Tóchã mandou o bitaite...

lol
Eu nunca andei nas cobaias..se bem me lembro foi onda do Moreira (mas nao tenho a certeza)

Quanto à equaçao ja tinha dito em cima que os meus calculos "nao batia a bota com a perdigota". Eu tentei, mas nao deu..


O que eu quero dizer é que ha um maior do que todos os outros.

SE HOUVESSE ELEIçOES CADA 4 ANOS, O BENFICA TINHA MAIORIA ABSOUTA EM TODAS ELAS.

Ou seja, havia um grande partido e a eterna oposiçao

Tóchã mandou o bitaite...

"2-não conheço esses números que dizem que ha dois clubes grandes na Europa: Barcelona e Sporting, mas acredito. onde eu discordo totalmente é que benfica e porto sejam insignificantes nesse ponto. "


Mas conheço eu:


Numa Lista de 20 o Barcelona é primeiro e o Sporting segundo. Nao ha mais nenhum clube nacional que apareça na tal lista de 20.

Atençao que estamos a falar de titulos europeus !!!!

O SPORTING é o único Clube nacional (e dificilmente haverá outro na Europa e no Mundo), que nos últimos 48 anos teve atletas em todos os Jogos Olímpicos realizados.

O SPORTING é o 2.º Clube europeu com maior n.º de atletas olímpicos (109 até Pequim'08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas «leoninos» actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em seis.


Portugal tem 4 melhadas de ouro nos jogos olimpicos: 3 eram atletas do Sporting

parreirex mandou o bitaite...

"Portugal tem 4 melhadas de ouro nos jogos olimpicos: 3 eram atletas do Sporting"

o carlos lopes sim, mas a rosa mota, a fernanda ribeiro e o nelson évora eram do sporting?

Tóchã mandou o bitaite...

népia, népia... frase mal construida:

Portugal tem 4 medalhas de ouro, e o Sporting tem 3 (nao necessariamente tugas, alias um tuga, um nigeriano e um ucraniano)

E alias, em boa verdade o Sporting nao tem medalha nenhuma, teve atletas medalhados nos olimpicos