quarta-feira, agosto 17, 2011

O nome dele é Bond, Euro-Bond

Está em discussão para acabar com a crise eterna da divida pública nos países europeus a introdução de Euro-Bonds, ou seja obrigações em comum aos países europeus, o que para Portugal será fantástico porque se pode endividar à vontade com taxas de juro muito mais baixos do que aqueles a que está sujeito agora.
Para os alemães é o terror, em vez de pagar uma taxa de juro de 2.2% como agora, estariam sujeitos a terem de pagar à volta de 5% (é o valor do qual eles cá falam, que me parece exagerado). Isso significava aumentar os impostos aos alemães, por haver países que tem uma relação muito leve com o dinheiro.

Bem, eu penso que faz sentido introduzir esses Euro-Bonds, mas só com um aumento de rigor no controlo das contas públicas...

3 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

«Está em discussão para acabar com a crise eterna da divida pública nos países europeus a introdução de Euro-Bonds, ou seja obrigações em comum aos países europeus, o que para Portugal será fantástico porque se pode endividar à vontade com taxas de juro muito mais baixos do que aqueles a que está sujeito agora. »

Ger, isto não faz sentido, desde o último conselho europeu Portugal a maioria dos empréstimos que Portugal recebe têm uma taxa abaixo de 5%...

«Isso significava aumentar os impostos aos alemães, por haver países que tem uma relação muito leve com o dinheiro. »

Isto também não, um dos motivos pelos quais as Euro-bonds são faladas é a situação da Espanha (que,como sabes, não pode ser resgatada devido à sua dimensão), ora o país vizinho têm uma divida pública abaixo da Alemanha...

Anónimo mandou o bitaite...

«
Ger, isto não faz sentido, desde o último conselho europeu Portugal a maioria dos empréstimos que Portugal recebe têm uma taxa abaixo de 5%...»

Entenda-se tranches da Troika ( ou melhor, da CE e do BCE as do FMI têm regras diferentes)

Ger mandou o bitaite...

Os Euro-Bonds poderão de facto ser um meio poderoso para acabar uma vez por todas a crise financeira europeia que já parece eterna.
Os juros poderão de facto não serem tão elevados como os alemães temem, devido à dimensão da Europa. Ou seja os investidores terão que investir cá pela simples falta de alternativas. É o que acontece no caso dos EUA, as opções além dos titulos americanos não são muitas...

E o que acontece aos alemães se acavar o Euro poderá agora ser visto na Suiça. A moeda deles está a ser tão forte, que a economia suiça é seriamente prejudicada.
Por exemplo na zona fronteiriça com a Alemanha os Suiços fazem grande parte das compras na Alemanha.