sexta-feira, julho 08, 2011

Acho que sim.

7 Bitaites:

César mandou o bitaite...

super hiper mega LOL

Desdich mandou o bitaite...

César,achas que não?

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Eu por acaso, também estou convencido que o Sporting melhorará bastante esta época, pelo menos aparenta ter construído um bom grupo, pelo que tenho visto.

Estou no entanto curioso para ouvir o Tochã (e restantes Sportinguistas) este ano sobre a vergonha que é as equipas portuguesas andarem a jogar com poucos Tugas... excepção feita ao Sporting, claro! Mas apenas até ao final da época passada, já que este ano poucos também por lá andarão:
-Alberto Rodríguez
-Ricky van Wolfswinkel
-Stijn Schaars
-André Martins
-João Gonçalves
-Santiago Arias
-Atila Turan
-Oguchi Onyewu
-Marcelo Boeck
-André Carrillo
-Fabián Rinaudo
-Vítor Golas
-Diego Rubio
-Valeri Bojinov
14 reforços, 2 deles tugas e que não me parece que andarão a cheirar a titularidade tão cedo (se é que não serão emprestados).

Portanto, espero ouvir-vos!
Posso ainda adiantar já a minha opinião sobre o assunto:

1. O Sporting andava sem guito para comprar e então apostava onde podia, não comprando fora. A onde de "valorizar portugueses" sempre servia para disfarçar e pronto

2. Os clubes grandes poderão ter alguma culpa no "estrangeirismo", mas não conseguem sacar da cantera a maioria dos jogadores de uma equipa que seja competitiva.

3. Os clubes mais pequenos, a meu ver, terão também grande culpa! Se equipas tipo Braga, Guimarães, Paços, Leiria, Académica, etc. apostam também numa maioria de estrangeiros, como podem depois os tugas despontar e aparecer para o futebol? Os 3 grandes iam muitas vezes buscar jogadores que se tornavam brutais a esses clubes, mas hoje em dia, se forem essas as fontes, também elas fornecerão sul-americanos com farturinha e não portugueses, salvo algumas excepções.

4. Mesmo que apareçam bons jogadores portugueses nas equipas portuguesas (grandes ou pequenas), facilmente são seduzidos pelos clubes ricos no estrangeiro e por isso também não ficam em Portugal, que ao contrário de países como Espanha, Inglaterra ou Itália, têm clubes com poderio suficiente para manter jogadores nacionais, pagando muito. Ainda assim, mesmo nesses países aparecem equipas recheadas de estrangeiros (RMadrid, Inter, Arsenal, etc.)

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Já agora, nos planteis actuais dos 3 grandes temos:

Porto (30 Jogadores)
Brasil 9 (30,0%)
Portugal 8 (26,7%)
Argentina 3 (10,0%)
Colômbia 3 (10,0%)
Gana 2 (6,7%)
Angola 2 (6,7%)
Uruguai 2 (6,7%)
Roménia 1 (3,3%)

Benfica (37 Jogadores)
Portugal 12 (32,4%)
Argentina 8 (21,6%)
Brasil 6 (16,2%)
Espanha 4 (10,8%)
Uruguai 3 (8,1%)
França 1 (2,7%)
Paraguai 1 (2,7%)
Dinamarca 1 (2,7%)
Sérvia 1 (2,7%)

Sporting (34 Jogadores)
Portugal 14 (41,2%)
Brasil 4 (11,8%)
Guiné-Bissau 3 (8,8%)
Holanda 2 (5,9%)
Peru 2 (5,9%)
Chile 2 (5,9%)
França 1 (2,9%)
Colômbia 1 (2,9%)
Estados Unidos 1 (2,9%)
Argentina 1 (2,9%)
Uruguai 1 (2,9%)
Bulgária 1 (2,9%)
Rússia 1 (2,9%)


Numa média dos restantes 13 clubes que eu me dei ao trabalho de fazer no excel, temos:
Portugal 49,7%
Brasil 30,4%
(Estas são as únicas 2 nacionalidades a aparecer nos 13 clubes)
Seguem os dados desses 13 clubes:
Académica Portugal 14 56%
Académica Brasil 4 16%
Beira-Mar Portugal 16 64%
Beira-Mar Brasil 3 12%
Braga Brasil 13 39%
Braga Portugal 13 39%
Feirense Portugal 14 64%
Feirense Brasil 5 23%
Gil Vicente Portugal 13 54%
Gil Vicente Brasil 8 33%
Guimarães Brasil 13 39%
Guimarães Portugal 13 39%
Leiria Brasil 11 38%
Leiria Portugal 10 35%
Marítimo Brasil 12 43%
Marítimo Portugal 8 29%
Nacional Brasil 13 46%
Nacional Portugal 7 25%
Olhanense Portugal 15 47%
Olhanense Brasil 8 25%
Paços Portugal 18 56%
Paços Brasil 8 25%
Rio Ave Portugal 19 68%
Rio Ave Brasil 9 32%
Setúbal Portugal 22 71%
Setúbal Brasil 7 23%


Fonte: zerozero.pt

Desdich mandou o bitaite...

Eu nc fiz a apologia do jogador português (não confundir com jogador da formação) no Sporting, ainda assim não deixo de constatar que, muito provavelmente, o Sporting deverá ser , dos grandes, o clube que mais portugueses utilizará na próxima época; coisa que, aliás, não me deixa nada satisfeito já que para isso deverão contribuir algumas centenas de minutos desbaratados pelo Postiga e Carriço.
De qualquer forma, a ideia este ano foi dar um abanão em tudo o que aquilo que tem sido feito, refrescar a estrutura com caras e ideias novas: o empréstimo sem opção de compra do Salomão (gajo em que eu acredito) e a renovação do Zezinho mostram que a longo prazo a ideia do jogador português é para retomar.

Já agora, um dado que corrobora inabalavelmente a tua argumentação é os resultado ridículos das selecções jovens. (aliás, ao que dizem, o teu ponto 3 adequa-se confortavelmente ao perfil dos planteis juniores dos grandes).

Tóchã mandou o bitaite...

Bom trabalho Manel !!! Comentarei quando tiver um bocadinho mais de tempo. Abraço

parreirex mandou o bitaite...

eu acho que não sei.

e, nesta altura, ninguém deve saber. é verdade que se nota que há critério na preparação do plantel do sporting este ano, mas vai ser uma equipa (titular) praticamente nova, e parece-me impossível prever se vai ou não dar bons resultados. ainda por cima, quando não conheço a maior parte dos jogadores.