sábado, maio 07, 2011

Portugueses e Finlandeses

9 Bitaites:

Desdich mandou o bitaite...

Esse vídeo e tipicamente português- pouco rigoroso. Por exemplo, a história do arrigato/obrigado é treta; o sistema de tele-portagens tb não foi inventado em Portugal (como muita gente diz), Portugal foi o primeiro país a ter o mesmo aparelho de pagamento em todas as portagens do país (esta foi a inovação). A cena da pena de morte tb não é verdadeira (é outro mito), Portugal foi um dos primeiros países a livrar-se dela, mas não o primeiro...

E isto são cenas que eu, que nem me interesso muito por estas merdas, vi assim de repente... Também não sei se concordo com a comparação dos Ronaldos...

Anónimo mandou o bitaite...

Já agora, antes que apareça aqui alguém a mandar vir:

«t is often suggested that the Japanese word arigatō derives from the Portuguese obrigado, both of which mean "Thank you," but this is demonstrably false. The Japanese phrase arigatō is a shortened form of arigatō gozaimasu, meaning "Thank you". This is a form of an adjective, arigatai, for which written records exist dating back to the Man'yōshū, well before Japanese contact with Portugal.»


«
Mas a grande conquista da Brisa aconteceu em 1995, altura em que este sistema, ainda experimental e limitado, foi substituído por um circuito activo aplicado a toda a rede concessionária que permitiu identificar e taxar os automobilistas independentemente do seu local de partida e de chegada. Com esse passo, a Brisa "ficará na história como a primeira empresa do mundo a aplicar um sistema de teleportagem dinâmica universal a todo um país", sublinha José Braga, director-geral de exploração daquela concessionária.»

«The Roman Republic banned capital punishment in 1849. Venezuela followed suit and abolished the death penalty in 1863 and San Marino did so in 1865. The last execution in San Marino had taken place in 1468. In Portugal, after legislative proposals in 1852 and 1863, the death penalty was abolished in 1867.»

Demorei menos de 2 minutos a conferir isto; agora arriscam-se a um contra-ataque finlandês: tipo, já mentiam no défice, agora mentem também em videos...

chica de moebius mandou o bitaite...

quando vi o vídeo nem pensei nisso.

a ideia disto deve ser que portugal é um país grandioso que, com a sua história grandiosa, muito contribuiu para o mundo e, por isso, merece ser ajudado.
no entanto, a primeira coisa que me ocorreu foi, se os portugueses são tamanhos criadores, devem conseguir inventar uma maneira de sair da sua crise sem precisar da ajuda do resto da europa.

além disso, e apesar de perceber, alardear que um país pobre tem mais telemóveis que habitantes talvez não transmita e melhor ideia acerca dos portugueses.

(se calhar somos demasiado críticos...)

Tóchã mandou o bitaite...

EH Eh eh..E entao se pensarem assim. Se nao fosse a civilizaçao mediterranica (latina e podemos incluir os arabes) é bem possivel que os escandinavos ainda andassem feitas baratas tontas nos seus barcos vikings a esfolar escalpes numa area do planeta bem restrita. Certo, nos também fomos barbaros, mas aqueles meninos la para cima eram bem piores (valeu-lhes ate o titulo)

O contributo civilizacional, tecnologico, CULTURAL, ARTISTICO, POLITICO etc etc etc de muitos povos (GREGOS por exemplo) que agora sao pobres foi milhentas vezes maiores que esses altos loiros....

Entao e alguem duvida que esses tipos hoje em dia vivem melhor porque foram outros povos que introduziram milhares de inovacoes no planeta?

Estes gajos teem apenas 50 anos de vida melhor que a nossa e ja estao de nariz empinado... mas é bom lembrar que a humanidade tem e tera largos seculos...

Tóchã mandou o bitaite...

Os gajos e alguns comentarios neste blog (ou falta deles ) parecem aquela conversa de facho que sao contra a emigraçao.

Entao andamos 500 anos a explorar os tipos em Africa, e agora que a emigraçao tem 50 anos tentamos chutar os neagers para as Africas?

P.S. por falar em mitos. Na escandinavia tb ha um mito que diz que os Vikings ja tinham chegado à America. Os pobres coitados nem tinham velas de jeito, nao se sabiam orientar em alto mar, as embracaçoes nao tinham reservas de alimentos (se bem que eles se comiam uns aos outros) e conseguiram chegar a America e voltar?

Shame on you alto loiro !!!! Seculos e seculos a viver como caes, evoluem à custa de investimento na inovacao durante seculos de paises mais a sul e agora apenas em 50 anos que ficam em cima começam logo a altivez saloia !!!

Desiludido, afinal os gajos nao sao tao cultos quanto isso.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Eu curti o vídeo quando o vi, mas também me apercebi dalgumas falhas... embora ache que quem o fez, deverá ter tido a intenção de chamar à atenção dos finlandeses exactamente aquilo que o Tochã referiu. Um gajo não pode passar uma esponja sobre o passado, por longe que ele agora já vá, e achar-se o maior, mandando cagar quem agora necessita de apoio. Depois, das duas uma, ou resolveu "dourar a pílula" de propósitou, ou foi um gajo que sabia (ou não...) alguns factos e resolveu fazer o vídeo, não se importando com a verificação dos mesmos...
Ainda assim, e como poderemos até ler nalguns dos comments ao vídeo no You Tube, há muitas coisas, mesmo na actualidade, de destacar pela positiva em Portugal e que não estão no vídeo... (casos de sucesso como a Critical Software, a indústria dos moldes, vários projectos inovadores nas energias renováveis, etc.)

Já agora, transcrevo uma opinião de uma portuguesa que está lá no You Tube e da qual gosto:

"This video is meant to be humoristic and also to show that Portugal isnt only some pathetic poor country trying to take money from its european counterparts. History shows that empires and countries have their ups and downs, each contributes something unique. and all must help each other out."

Para terminar, sou eu que tenho a ideia errada ou era apenas um dos partidos finlandeses que andava com estas ideias e a puxou para a campanha eleitoral?

Anónimo mandou o bitaite...

«Para terminar, sou eu que tenho a ideia errada ou era apenas um dos partidos finlandeses que andava com estas ideias e a puxou para a campanha eleitoral?»

Nos termos menos simpáticos, basicamente sim ( e no fundo este partido, que teve 19% dos votos, diz dos portugueses o que metade do que dizem 90% dos tugas). Além disso, dizem: «emprestamos dinheiro à Grécia e não serviu para nada, eles têm de assumir que precisam de reestruturar a dívida, só assim conseguem resolver o problema ».


Existem outros partidos (o PS lá do sitio (SPD) e os verdes) que são contra a ajuda mas pelos mesmos motivos (mais coisa menos coisa) que o PCP e BE.

«Um gajo não pode passar uma esponja sobre o passado».
Eu nem quero discutir isto, parece-me uma conversa infantil, de qualquer forma, e se fosse ao contrário? Os finlandeses (que apoiaram os Nazis, e a tal ajuda, que eu não conhecia, foi nestas circunstâncias, o Salazar a apoiar aliados dos Nazis, não sei se nos devemos gabar assim tanto disso)não nos emprestarem dinheiro por causa da escravatura, perseguição aos Judeus, inquisição, colonialismo incompetente, etc. Ridículo não achas?

Anónimo mandou o bitaite...

De qualquer forma a questão fundamental nem é essa; como já tentei explicar ao Ger em relação à Grécia eles não vão dar nada, a ideia é emprestarem com uma taxa de lucro interessante.

A merda fundamentalmente é esta: ou acreditam que Portugal vai conseguir recuperar devolver ou não acreditam, ponto… Os países que vão emprestar acreditam, ou temem que se Portugal for ao fundo já, o sistema financeiro Espanhol (muito exposto ao nosso) vai também e se Espanhol for ao fundo o Francês e Alemão tb ficam em maus lençois, é só isso… Não é por nunca termos ganho a Eurovisão…


Anyway, para mim o ponto é este: independentemente dos propósitos, este vídeo, parece que pago com dinheiros públicos, devia ter muito mais cuidado com o rigor, até pq não tem assim tantas piadas inteligentes quanto isso…

Anónimo mandou o bitaite...

«De qualquer forma a questão fundamental nem é essa; como já tentei explicar ao Ger em relação à Grécia eles não vão dar nada, a ideia é emprestarem com uma taxa de lucro interessante.»

Reparem que o FMI era o negociador mais porreiro da troika, os representantes dos« países solidários» é que queriam impor condições fodidas...

Parece que a Letónia, Hungria e a Romenia (fora da zona euro) foram resgatados exclusivamente pelo fmi,e ao que parece, com melhores condições que nós.