domingo, novembro 15, 2009

CARVALHAL?????

26 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

Isto é inarrável; sem ir mais longe, escolheram um treinador que inspira, pelo menos, tanta desconfiança como o ultimo Paulo Bento (basta consultar os comentários à escolha nos diersos suportes electrónicos). A equipa arrisca-se seriamente a voltar a ser assobiada num prazo de dois - ou mesmo um – jogos. Ora, na versão oficial, esta falta de compreensão por parte dos adeptos era a principal responsável das paupérrimas actuações da equipa…
Um gigantesco flop o Bettencourt, em termos de gestão desportiva, o mais incapaz presidente que eu me lembro. Ou não, vamos ver…

Alexandre Areias mandou o bitaite...

Apesar de não gostar do treinador, como sportinguista desejo-lhe, que tenha êxito, e pode começar já no próximo jogo do campeonato! Boa Sorte!

parreirex mandou o bitaite...

LOL!

Tóchã mandou o bitaite...

: )


Muito muito incompetente o Bettencourt...

Mas so confirma a necessidade de correr com esses pseudo gestores de excelencia que nao investem e nao dao cabo do passivo...bem pelo contrario...

é certo que nao contamos com jeitinhos camararios e governamentais como outros (ex. "votem nestes senhores que nos fizeram um jeito") mas ainda assim...

parreirex mandou o bitaite...

lindo, este vídeo

parreirex mandou o bitaite...

maradona, sobre sporting e carlos carvalhal

Tóchã mandou o bitaite...

eh ehe he

Sempre achei que seria dificil substituir a FIGURAçA Maria Joao Valerio para cantar o hino leonino.

Afinal mais facil e obvio do que o esperado

Quanto ao Bettencourt nem como MARIACHI se sente à vontade

Nunex76 mandou o bitaite...

acho que com esta escolha o sporting pior não fica........ se jogar pior do que joga então será mesmo muito mau......

Tóchã mandou o bitaite...

Obrigado nunex pelas tuas palavras de conforto...


Tambem ja dizia o Jose Mario Branco

"De quem é o carvalhal? É nosso!"

Desdich mandou o bitaite...

«acho que com esta escolha o sporting pior não fica........ »

Nunex, tirando o Couceiro, ficava pior com quem? Até o Adão tirava mais petróleo daquele plantel (que não é bom -certo- mas também não me parece ser o 9º pior da superliga, como expressa a classificação actual).

parreirex mandou o bitaite...

para fazer melhor que o paulo bento basta que destrua aquele maldito losango que ele criou, e do qual nunca se conseguiu desfazer. o jorge gabriel, insisto, faria muito melhor. a mulher do mourinho também.

Tóchã mandou o bitaite...

Ai o losango o losango....

Grande Peseiro que inovou e inventou essa porra da tactica do Losango(lo) hoje tao posta em pratica por esse mundo fora. Na altura para espetar o pastelao do Pedro Barbosa no 11.

Esteve perto de ganhar tudo e nepia, mas foi grande epoca...

Mas, enfim...ate ja a besta do Paulo Bento esteve a uma mao de Ronny de ganhar um campeonato...mais uma verdade desportiva para ali, um apito para la e essa bestiola tinha sido campea...

parreirex mandou o bitaite...

o peseiro não inventou o losango coisa nenhuma. já nos tempos do campionchip manager 2 (96/97??) eu, e muita gente, jogava no estilo "diamond", que era o losango com outro nome. aliás, nos inícios dos 90 era essa a táctica mais usada no futebol. um trinco, um 10 e 2 alas. pelo menos o benfica jogou muito tempo assim.

Tóchã mandou o bitaite...

Losango diamante nao é a mesma coisa...

Quem é que achas que fazia de 10 no losango Paulo Bento?

Havia um 10? Havia um 10 no Peseiro?


Este losango (pelo menos este) eu vejo-o precisamente para (pseudo)colmatar a ausencia de 10's

parreirex mandou o bitaite...

é a mesma coisa.
o 10 do paulo bento era ou o moutinho ou o romagnoli. (este ano o mathias)

[já agora um à parte: o losango tem estragado a carreira (que eu nunca achei muito promissora, mas parece que toda a gente sim) do moutinho. o rapaz joga em todos os vértices, e acabou por nunca se saber bem qual a posição dele, ou onde ele é melhor. para mim, é regular em todas mas não é nada de especial em nenhuma. a única posição em que o moutinho poderia ser um jogador (um pouco) acima da média era na posição 8, de um 4-4-2 clássico, coisa que o losando não comtempla. esse esquema, aliás é que pode colmatar a ausência de um 10. foi assim que o benfica jogou quando foi campeão da última vez (o 8 era o manel fernandes) e no ano anterior (o 8 era o Tiago, um verdadeiro 8]

do peseiro não me lembro bem da equipa.

o losango tem que ter um gajo como 10, pelo menos nessa posição, senão como se desenharia o tal losango (ou diamond)??

Anónimo mandou o bitaite...

Ausência de um 10?

O Matias é o melhor 10 do Sporting desde o Figo (sim, o Figo extremo foi uma criação do Cruijf).

Tóchã mandou o bitaite...

O Figo nasceu como medio ala. Houve um treinador que o espetou no meio (se nao me engano Sir Boby Robson) onde sempre foi uma desgraça principalmente porque perdia uma enormidade de bolas.

Outra coisa que me parece logica, é quem tem um NUMERO 10 joga com gajos mais abertos e nao atafulha o meio campo com gajos onde O NUMERO 10 nem pode fazer passes em PROFUNDIDADE e a RASGAR e se limite a fazer passes de 3 metros ou tabelinhas ali pelo meio na maior parte do tempo. Dai nasce tambem (alem de outras) o conceito de defesa lateral moderno, enquanto a malta troca a bola e a vai transportanto o defesa “tem tempo, da-lhe a possibilidade de” de subir e criar a diferença.

E quem nao tem um numero 10?? Desenha um losango!!! Tem tendencia a atafulhar o meio campo, tipo a uniao faz a força,tipo tres 3,33333 fazem quase um 10, mas princialmente porque sem o virtuosismo de um 10 as tabelitas sao mais faceis de fazer do que passes de rotura.

Portanto acho que tem mais logica com um bom 10 jogar por exemplo em 4-4-2, com 2 dos 4 abertos. Claro, todas estas teorias 4-4-2, 3-4-4 dependem (alem do 10) dos jogadores disponiveis.

O Matias ate podera ser um bom 10, nao sei. Faz ali umas tabelitas pelo meio sim senhor, mas como com esta porra do losango nao tem concerteza grandes hipoteses de o mostrar.

E olhando para tras no Sporting so ha um numero 10 digno de registo; KRASSIMIR BALAKOV.

Tóchã mandou o bitaite...

queria dizer que o o Krassimir foi o ultimo dos

Tóchã mandou o bitaite...

ahh..

quanto ao diamante, se bem me lembro da unica altura que joguei CM, essa do diamante tinha os gajos mais abertos, isto é, era para jogar nos vertices laterais com gajos como o Figo ou o Simao e nao com Pedros Barbosas ou Moutinhos.

Mas ja nao estou certo

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

so para esclarecer mais directamente uma pergunta que me escapou e que podera nao ter ficado bem explicita acima.

"o losango tem que ter um gajo como 10, pelo menos nessa posição, senão como se desenharia o tal losango (ou diamond)??"

Na minha opiniao o losango nao tem posiçao para um 10 (como expliquei acima). Basicamante tem um gajo no vertice superior, que alias tem de varias vezes flectir para os lados, extremar-se, coisa que nao se pede a um 10.

Anónimo mandou o bitaite...

O Figo no meio era uma desgraça, mas foi para o Barcelona numa altura em que a Liga Espanhola só admitia 3 estrangeiros por equipa (independentemente de serem comunitários)...

Foi unanimemente considerado o melhor jogador do campeonato de 94/95, nessa posição. O argumento de perder muitas bolas é estranho, on Maradona também perdia. Muitas vezes cabe ao 10 arriscar, tentar rasgar a defesa com um passe frontal, aperceber-se do extremo que se desmarca, etc.

Se em 12 tentativas conseguir arranjar 4 linhas de passe deixando colegas isolados (ou em posição perigosa) cumpriu um belo jogo. Antes isso que um gajo que se limita a devolver a bola (ainda que tenha uma média de 2 perdas de bola por jogo).

Tóchã mandou o bitaite...

O Figo era tao bom a 10 que apenas jogou uma epoca ali, no sporting, e depois foi sempre encostado para a linha.

:)

Quem era o jogadorzaço, susbstituto de Laudrup, que remeteu o Figo para a linha?

Perdia muitas bolas deixando a equipa em contra pé, porque se punha ali a "anhar" e era muitas vezes surpreendido nomeadamente de gajos que vinham por tras.

Houve, muito tempo depois outras tentativas de o colocar a 10 ,nomeadamente na selecçao, quando faltavam 10's e ja alguma velocidade a Figo e sobejavam alas/extremos.

Provisorio com resultados nada engraçados, nao é um Deco, so joga bem (optimo) se for embalado.

Anónimo mandou o bitaite...

«O Figo era tao bom a 10 que apenas jogou uma epoca ali, no sporting,»

Pá, antes disso estava tapado pelo Krassimir I aliás DEUS. No Barcelona dói encostado pelo cruiff desde a 1ª pré- temporada. Logo nos 1ºs treinos a intuição do Gigantesco treinador ter-lhe-á colocado o seguinte dilema: «ummmm, fico com um 10 jeitoso ou com o melhor 7 dos próximos 20 anos?». Já na seleção a onda não andaria longe de « ok posso pôr o Figo a 10 (ou a 8 ou a 11…) mas o Rui Costa, nesse caso, vai ter de ficar como … 16»

Tóchã mandou o bitaite...

Bem, ao que soa por aqui o Carvalhal vai jogar em 4-2-3-1.

Nunca fui grande fa destas porras destes arranjos tecnicos (estas enumeraçoes por vezes estupidas, estaticas para um jogo dinamico como o futebol) mas esta é para mim a melhor configuraçao possivel para a maior parte dos planteis, e sem duvida a melhor para este Sporting.

Para mim é obvia, mas agora no banco do Sporting ja duvido de tudo

Tóchã mandou o bitaite...

ahh..

e para o Moutinho também!!!