terça-feira, outubro 20, 2009

uma ajudinha, por favor...

caríssimos...

para efeitos de palhaçada, gostava de vos pedir exemplos de 'coisas' que não fazem sentido existir numa frase (escrita em portugues, francês, espanhol ou inglês) formada pelas 27 letras mais o espaço.

exemplos:
- consoantes soltas;
- trios da mesma letra, tipo 'aaa';
- palavras sem vogais (?);
- palavras em que a seguir a um 'q' não esteja um 'u' (?);
- letras que não podem seguir outras, ou seja exemplos de pares impossíveis, tipo 'kq' ou 'zx' (acho eu);
- condições sobre o 'h', por exemplo;
- ...

o que vos vier à cabeça, o mais exclusivo possível...

merci.

11 Bitaites:

Desdich mandou o bitaite...

«gostava de vos pedir exemplos de 'coisas' que não fazem sentido existir numa frase»

a seguinte sucessão de letras:

p-a-r-r-e-i-r-a-n-ã-o-é-g-a-y

Agora a sério, isso não parece fácil. Não haverá por aí uma página da net com isso? Já andei a procura mas sem sucesso (mas as palavras sem vogais acho que é correcto, na maioria das linguas, todas as silabas têm de ter uma vogal). Vê também se não existe algum gerador aleatório de palavras open source (depois aproveitavas a parte do código que te convém)

chica de moebius mandou o bitaite...

uma palavra inglesa sem vogais: why.

Tóchã mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tóchã mandou o bitaite...

Tens a certeza que o "y" é uma consoante na palavra "Why". Nao estou certo disso, parece-me que seja uma vogal

chica de moebius mandou o bitaite...

a dúvida se era vogal ou não também me surgiu.
segundo vi na wikipedia 'y' e 'w' tém som de vogal mas não encontrei em lado algum que eram vogais.
para a questão do telmo é igual porque ele pode definir o que quiser como vogal ou consoante... basta que ele considere que a seguir a um 'h' possa aparecer 'a', 'e', 'i', 'o', 'u' e 'y' (não me ocorreu outra possibilidade).
da mesma forma, a única consoante que pode aparecer isolada é o 'y' (e que me lembre apenas em espanhol).
parece que o 'y' tem comportamento de vogal.

Anónimo mandou o bitaite...

The name "vowel" is often used for the symbols that represent vowel sounds in a language's writing system, particularly if the language uses an alphabet. In writing systems based on the Latin alphabet, the letters A, E, I, O, U, W and Y are all used to represent vowels. However, not all of these letters represent vowels in all languages, or even consistently within one language (some of them, especially W and Y, are also used to represent approximants).

Anónimo mandou o bitaite...

«a dúvida se era vogal ou não também me surgiu.
segundo vi na wikipedia 'y' e 'w' tém som de vogal mas não encontrei em lado algum que eram vogais.»





In phonetics, a vowel is a sound in spoken language,

Anónimo mandou o bitaite...

The word vowel comes from the Latin word vocalis, meaning "speaking", because[citation needed] in most languages words and thus speech are not possible without vowels.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Não estou certo se posam existir palavras sem vogais em outras línguas, mas o nome de um jogador que passou pelo porto há uns tempos é "VLK"... como podem ver aqui

parreirex mandou o bitaite...

@ manel,

tb já me tinha lembrado dessa espécie ;)

Tóchã mandou o bitaite...

ja agora, "y" tambem aparece sozinho no frances..