quarta-feira, outubro 14, 2009

Ainda as autárquicas...

Pela segunda vez, vou começar um post citando um(a parte de um) comentário meu a este post:
"Leiria é um bastião Social-Democrata e não há volta a dar-lhe!"

Ora afinal... não será bem assim!
Leiria anda a surpreender-me, a deixar-me até abismado com tamanhas inovações em termos de resultados eleitorais!
Claro que será de ter conta as circunstâncias em que o PSD não consegue a câmara (apesar de ser uma escolha pessoal da Manuela, a Damasceno concorreu sem o apoio da concelhia...), mas ainda assim, com todos os tentáculos que o polvo já terá para aquelas bandas, não é fácil uma proeza assim!!
Note-se que Leiria era uma câmara Social-Democrata desde praticamente o 25 de Abril!!! Apenas uma pausazita, e foi para o CDS.

O timing em que estas revoluções eleitorais aconteceram é que já me deixa algo apreensivo... senão vejamos:
- Nasci em 1978 -> Câmara PSD;
- Vivi em Leiria até 2006 (exceptuando a faculdade, mas votei em Leiria) -> Câmara PSD;
- Saí de Leiria -> Câmara PS;

Foi preciso sair de Leiria para que a Câmara mudasse de cor!
A juntar ainda ao facto de Leiria ter eleito um deputado do BE e mais uma vez ter sido depois de eu me vir embora.... começo a achar que emanava umas bad vibes lá para aqueles lados...

É um escandálo quase tão grande como o original

6 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

Carissimos


Penso que nao sao bad vibes jassianas, eu tenho outra opiniao.

Alem de um ou outro factor local que desconheço eis a razao.

Este distrito vincou ainda mais e determinantemente a sua Laranjisse com o Cavaquismo. Alem de os velhotes começarem a morrer Cavaco sofre de uma patalogia: Politicamente (ao mais alto nivel) é um calhau com dois olhos e na vida mundana é um "naif" de excelencia.

Como executivo fez obra (leia-se literalmente cimento, betao, asfalto) "as tres pancadas" e o povo embrutecido por anos e anos de atraso rendeu-se a uma besta obreira de obras brutas e embrutantes, mal projectadas, mal amanhadas etc etc... Diga-se que para isso contribuiu a malta ja estar farta de tipos de outro nivel politico e intelectual (como Soares) mas que na pratica deixaram a desejar.

Agora como presidente da Republica urge vir ao de cima o seu lado politico e diplomata, coisa que o pataco algarvio nao tem.

Como agora nao pode asfaltar ou betonar um distrito por inteiro com dinheiros comunitarios, nao tem mais nada para dar. Se pudesse, estava quietinho, mas infelizmente para ele e para a corja que o rodeia em belem, é obrigado a intervenir...

E aqui reside, quanto a mim, alguma boa parte dos maus resultados do PSD, a queda de um MITO. Muito boa gente ainda nao tinha percebido a bestiola que o menino era, foi preciso mostrar por 1+1.

Claro, isto acontece porque o PSD ainda nao teve nenhuma liderança forte desde que Cavaco o foi e quer se queira quer nao ele continua a ser o lider figurativo laranja.




Os votos dos emigrantes são enviados para PT e depois para a freguesia onde cada eleitor está recenseado, contando depois como um voto "normal" dessa freguesia?
Ou funciona de alguma maneira diferente?

Tóchã mandou o bitaite...

"Os votos dos emigrantes são enviados para PT e depois para a freguesia onde cada eleitor está recenseado, contando depois como um voto "normal" dessa freguesia?
Ou funciona de alguma maneira diferente?"


Legislativas:

No teu caso vais eleger os deputados do circulo fora da europa. Ironicamente vais ter uma realidade mais monotona do que aquela que deixaste no Distrito de Leiria. Normalmente (ou sempre ?) o PSD elege dois deputados e os outros nenhum. A existir uma reparticao esse sera sempre PS e todos os outros partidos nao teem qualquer e alguam hipotese.

Presidenciais:

Podes votar normalmente.


Autarquicas:

Nao sei se Moçambique teem isso em pratica. No circulo da Europa a malta emigrante vota na "junta" e na "camara" onde reside.

No meu caso tenho direito e o dever de votar para a junta de Paris XIV, e para a camara de Paris.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Efectivamente, nas autárquicas, não se passa nada cá para estes lados...

Já sabia da cena em que o pessoal tem direito a votar onde reside, se estiver na Europa (nas Autárquicas) às custas de um programa que volta e meia está a dar na RDP África (rádio q ouço no carro), o Consultório Jurídico ou uma merda assim.
Aliás, não é só na Europa, já não me lembro quais são os requisitos, mas penso que são os países que tenham acordos com Portugal para que isso aconteça, ou seja, tem de ser uma cena bilateral. Ou votam os estrangeiros em cada um dos países, ou não votam nem num lado nem noutro.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

E sim, concordo contigo na análise aí de cima ao distrito.

Até pelas conversas e discussões que tive com malta em Leiria na altura das presidenciais, em que ouvia coisas do género:
"O Cavaco precisa de ir para lá, para controlar o Governo! Ele tem direito de veto!"

Bem que lhes chamei burros todos os dias... mas acho que agora já deve ter havido pelo menos alguns (basta ter dois dedos de testa!!) a aperceberem-se que ele é realmente um pacoviozito sem ponta por onde se lhe pegue e que a um Presidente da República se pede que tenha um outro perfil (que ele nunca há-de ter!)... tem de ter mais presença, tem de ser um gajo com um certo nível... enfim nada que ele tenha.

Tóchã mandou o bitaite...

ha, neste pais, varias pessoas com essa opiniao sobre o cavaquismo e o cavaco.

Como se vem dito esse numero vem em crescendo. A mim, bastou-me ver os viver os anos da sua governaçao (onde ele era tido como um genio, um estratega politico, enfim um Deus), outros sabem-no agora, outros ha que ainda nao o viram...

No grupo dos que ja sabiam encontram-se José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Assim se explica porque é que avançou com Mario Soares nao deixando Manuel Alegre chegar a presidente.

A ele convinha-lhe colocar a Presidente da Republica um pandilha que sem toneladas de cimento e asfalto para embevecer o povo (que hoje em dia segue menos embrutecido) é um atado de primeira apanha.

Ele que primava por fazer rodovias sem condicoes consegui construir a melhor via da sua vida.

Via Verde para Socrates!!!

Com Alegre tudo seria diferente. VIVA ALEGRE!!!

Pacheco Pereira mandou o bitaite...

Eu acho que os motivos do Socrates foram menos prosaicos. Ele forçou a derrota do Alegre de forma a colocar este ultimo na presidência de Júri do Prémio Leya. Dono de uma sensibilidade literária superior, o filho do tio do «gordo» desde logo detectou afinidades entre o pulsar lírico de João Paulo Borges Coelho e Manuel Alegre. O plano rasteiro é simples, desviar a actualidade politica do escurtinio mais temivel centro de reflexão nacional – o Ex-ku-malha-