sexta-feira, setembro 25, 2009

o meu voto à vossa disposição

então é assim:

- acho que não posso votar em sócrates. não é pelo ps, mas não suporto a personagem. já votei uma vez nele, duas seria masoquismo;

- acho que não consigo votar em manuela ferreira leite, apesar de em alguns aspectos me apetecer votar psd. mas não gostava que a manuela fosse 1ª ministra;

- bragança elege 3 deputados (antes eram 4), que deverão ser 2 psd e 1 ps. votar noutro partido que não esses é inútil;

- se votasse em aveiro, por exemplo, votaria BE;

- gostava de ver com BE no governo porque sempre queria ver o estrilho que por aí vinha, mas isso só pode acontecer com socrates a 1º ministro;

- gostava que sócrates não fosse o próximo 1º ministro, mas isso só pode acontecer se for a manuela;

- quero, e vou, votar;

e a dois dias das eleições é mais ou menos este o panorama com que me debato. não sei o que fazer perante tanta impossibilidade e contradição. por isso, se alguém me conseguir convencer a votar em alguém, com argumentos válidos e convincentes, prometo por minha honra, cumprir: votarei em quem me convencerem a votar. caso contrário, votarei no BE (só para estatística, para o crescimento do partido) ou no FEH (só naquela...)

10 Bitaites:

Pessoa prática mandou o bitaite...

1. No Sócrates nem pensar!

2. Manuela a ministra...
seria estranho!

3. Votar nos "outros" é o mesmo que não votar...

4. Francisco Louçã, uma desilusão nos debates, na campanha e nos gatos que esmiuçam...

5. Quer vote Sócrates, quer Manela, a política será idêntica...

Como o Sócrates nem pensar e as medidas da Manela (na presente conjuntura económica) seriam idênticas,

APELO ao VOTO ÚTIL: VOTA MANELA!!!

Humanista anti-ecológico mandou o bitaite...

Na prática a probabilidade de um voto individual ser efectivamente util é práticamente nula, o acto de votar é fundamentalmente emocional- sempre-. O teu voto até hoje não serviu para nada, houve alguma eleição em que participaste que se decidiu por um voto? (normalmente as pessoas alegam «mas se toda a gente pensar assim então...», mas isso, evidentemente, é um disparate). Assim, vota onde te leva o coração...


Já agora é engraçado pensares no FEH, adorei uma proposta deles sobre a participação dos trabalhadores na gestão das empresas...

Anónimo mandou o bitaite...

@ Pessoa prática

Essa de utilizar um desempenho num programa humoristico como argumento eleitoral é de uma sofesticação...

Assim mais vale recomendar ao Parreira, mandar um twitter ao Serafim para se decidir.

Anónimo mandou o bitaite...

@ Pessoa prática

Essa de utilizar um desempenho num programa humoristico como argumento eleitoral é de uma sofesticação...

Assim mais vale recomendar ao Parreira, mandar um twitter ao Serafim para se decidir.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Caro Parreira,

Eu não posso votar, tal como já expliquei num post qq aí pa trás (não me recenseei a tempo no consulado), e portanto não darei o meu contributo à democracia portuguesa neste acto eleitoral. Se o fizesse votaria BE, mas... iria o meu voto contribuir para eleger algum deputado? Duvido muito...

Como bem sabes, Leiria é um bastião Social-Democrata e não há volta a dar-lhe! Alguma vez os meus votos anteriores no BE terão contribuído para eleger um deputado? Não...

Mas podemos por exemplo supor que a subida do BE de 2,22% em 2002 para 5,54% em 2005 se pode ter devido a mais gente a pensar como eu ("cagando" para o voto útil) e que se sentiu mais acompanhada na sua decisão. Assim, nas próximas eleições poderá haver mais gente ainda a pensar "Cada vez há mais a votar nestes gajos, deixa lá meter o meu também" e assim a miragem de contribuir realmente para eleger um deputado, pode ganhar mais fulgor.
Até porque daqui podemos ainda partir para outra suposição: um partido que veja um distrito como "perdido" poderá não investir tanto em actos de campanha eleitoral "desnecessários" nesse distrito, mas se esse mesmo partido verificar que uma crescente massa humana anda a dar-lhe o seu voto, poderá investir mais na campanha desse distrito, fazendo com que possa haver mais gente a tomar essa escolha!

Bom, apesar de ser um bocado rebuscado, sempre me dei ao trabalho de escrever isto tudo e ainda tive de ir pesquisar no site dos resultados das eleições anteriores, quais as perentagens dos votos do BE em Leiria. Espero que seja um argumento válido e convincente o sufciente.

Como último apelo, posso ainda dar o exemplo de um caso que conheço e que podes facilmente verificar no site www.eleicoes.mj.pt. Sabes que resultado teve o BE na freguesia da Benfeita, Concelho de Arganil, Distrito de Coimbra nas Legislativas?
Em 2002: 1
Em 2005: 4
;)

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Já agora, uma pergunta para todos, porque não sei mesmo como funciona a coisa:
Os votos dos emigrantes são enviados para PT e depois para a freguesia onde cada eleitor está recenseado, contando depois como um voto "normal" dessa freguesia?
Ou funciona de alguma maneira diferente?

Anónimo mandou o bitaite...

Caro Parreira,

Eu pensava como tu; o meu voto iria para o BE (apesar de no distrito da Guarda ser um voto perdido - contudo as sondagens davam um empate técnico entre Ps e PSD)

Mas com a merda que o Cavaco fez, não me resta outra alternativa senão votar PSD - SÓCRATES NUNCA MAIS.

Se o Sócrates vencer estas eleições eu vou, ainda mais, ter vergonha de viver neste País.

Por isso, meu caro, dá uma oportunidade à Senhora para nos mostrar se consegue ser melhor (ou pior) que este PM.

Abraço,

Fernando Coelho

Desdich mandou o bitaite...

@Manel

Não percebo muito disso, mas julgo que não. Existe um círculo para a emigração europeia e outro para a restante emigração . Deduzo que os teus votos contem para a eleição dos deputados deste último

chica de moebius mandou o bitaite...

"votar noutro partido que não esses é inútil"
se todos os votantes no distrito de bragança (e noutros) pensarem assim, nunca vão deixar de eleger deputados apenas do ps e do psd.
na minha opinião, cada um deve votar no partido (ou coligação) que mais lhe agradar sem considerar a sua dimensão ou expressão.
(nisto concordo com o humanista anti-ecológico e com o manel)

"votar nos outros é o mesmo que não votar"
é esse o espírito. aliás, seguindo este raciocínio, não sei para existem os outros partidos quando apenas dois contam.
de lembrar que os outros partidos que têm assento parlamentar também contribuem para aprovar ou reprovar leis ainda que sejam poucos.

"gostava de ver com BE no governo porque sempre queria ver o estrilho que por aí vinha, mas isso só pode acontecer com socrates a 1º ministro;"
não acredito nesta coligação penso foi uma estratégia do ps para fazer o be perder votos.
penso até que se esta coligação acontecesse seria um suicídio do be.

podem considerar-me de "ideias limitadas" mas eu acho o voto útil uma treta que só serve para levar as pessoas a votarem em quem não querem.
e se não elegeres um deputado? pode ser que na próxima legislatura o faças...

Fernando Coelho mandou o bitaite...

Há uma diferença entre o voto útil e o voto estratégico; eu considero o meu estratégico: como, já há 2/3 anos me filiei no PAS (Partido Anti-Sócrates), só me resta votar PSD.

O voto útil, que eu também considero uma treta, seria não votar num pequeno partido (do qual seria um fervoroso simpatizante/militante) da esquerda para votar no maior partido da esquerda ou, analogamente, fazer o mesmo à direita.

Inicialmente só votaria no BE por simpatia e, consequentemente um voto no PAS - Não considero a política como o futebol: "sou do Benfica e do BE até morrer e tenho um cão e um gato: o Mantorras e o Louçazinho".

No entanto, se o PSD ganhar as eleições, o mais certo é, daqui a pelo menos 2/3 anos, eu filiar-me no PAMFL; mas, caramba, já chega de Sócrates.

Bjos e abraços para todos,
Fernando Coelho