terça-feira, maio 26, 2009

ATENÇÃO!! EU NÃO SUBSCREVO NADA DISTO, ANTES PELO CONTRÁRIO

...Mas achei que valia a pena partilhar. Um dos melhores bloguistas nacionais arrasa Trancoso

Vi ontem um debate televisivo com autarcas de três cidades remotas e um dirigente do Igespar. O tema era a animação (ou falta dela) nos centros históricos. Às tantas, o presidente da câmara de Trancoso resolveu afiançar que a vida nocturna na sua urbe vai bem e recomenda-se. Talvez ali os lobisomens saiam à rua depois das três da matina. Mas só se for assim: já estive em Trancoso literalmente dezenas de vezes e nunca por lá lobriguei vivalma nas ruas depois das 19. Ignoro o que aquela boa gente por ali faz à noite, mas não envolve as zonas históricas – com a ténue excepção do recomendável Área Benta. Nem livros (não há livrarias), nem sequer DVDs (idem para os clubes de vídeo). Devem hibernar e pronto.O que mais irrita é que basta dar um salto à vizinha Salamanca para ver o que é usufruir de uma cidade; faça chuva, Sol ou neve. E ver gente para quem a vida não se resume ao trabalho e à telenovela.

2 Bitaites:

Tóchã mandou o bitaite...

eh eh eh...este Luis Rainha, apesar de ter razao na generalidade esta um bocado fora.

Começando pelo final:

Salamanca vs Trancoso

160 000 vs +-3500 (habitantes)

Univerdidade Salamanca vs Escola Profissional de Trancoso
(ok.. a de Salamanca esta nas tres mais antigas do mundo e a de Trancoso nas tres mais antigas do pais)

Casa das conchas vs Casa do gato negro

Placa mayor vs Avenida

Catedral vs Igreja de S. Pedro
(ok..nos temos la o Bandarra)

Capital europeia da cultura vs capital do fumeiro e da castanha

Unión Deportiva Salamanca vs Grupo Desportivo de Trancoso

Que mais dizer sobre isto?

Estou convencido que queria dizer Ciudad Rodrigo, e ai teria (mais) razao!

Depois, esta fora porque a realidade mudou. Hoje em dia todos os bares (falo de 5) estao localizados na zona historica, um bairro alto provinciano!!!

Se fosse neste momento (que peca por nao ser fim de semana) à sua referencia Agua Benta iria concerteza assustar-se. Com a diferença (para pior) em "ambiente" e com a quantidade de teenagers vivalmas que o frequentam (obviamente nao pode pensar, longe disso, na casa das centenas).

é tambem verdade que a vida nocturna de Trancoso deixa muito a desejar para a verdadeira dimensao da Vila (como eu ainda gosto de lhe chamar) comparando com algumas vizinhas.

Livraria digna desse nome nao ha, nem nunca houve.

DVD's, ja houve varios clubes de video, neste momento nao tenho a certeza (concerteza, consequencia da pirataria informatica)

Mas revela sobretudo grande ignorancia do (interior) do pais, alem da surpreedente comparacao com Salamanca, estava à espera de encontrar o que por aquelas bandas?

Devia passear-se por outros concelhos para perceber a realidade do pais.

desdich mandou o bitaite...

Sim, também achei a comparação com Salamanca completamente deslocada. Se ele verificasse pueblos da dimensão de Trancoso, provavelmente a diferença não sera tão grande...