segunda-feira, abril 20, 2009

Alta altitude....


Morreu J G Ballard, certamente o escritor vivo que eu mais apreciava (faz sentido?)...
Até estou com pica para escrever um alto-testamento, para ninguém ler, só que tempo perdido representa, nesta altura, um luxo altivo que não me posso permitir
Anyway, para aliviar a ansiedade aqui vai:
de todos os obituários que li hoje, este ,foi o que mais gostei, uma homenagem gráfica pode ser vista aqui, sobre as adptações ao cinema consultar este link (embora discorde de quase tudo); finalmente, se seu desejo for observar o autor deste post em tom nerd: ler o comment anonimo deixado nesta noticia
Mas tenho mesmo vontade de falar nos livros...não sei

7 Bitaites:

chica de moebius mandou o bitaite...

o tipo do 5dias parece ser um pouco snob...

porque é o aparelho voador a baixa altitude "mauzito"?! não acho que seja uma obra prima mas gostei bastante. as "paisagens intensas" e os "labirintos de betão" estão lá.

mesmo não sendo fã do steven spielberg, gosto do império do sol (talvez seja até a prestação que mais me agrada do christian bale).
(acho que já falámos sobre isto)

é possível que o senhor pretendesse dizer que os filmes não fizeram justiça aos livros que lhes deram origem e sobre isso não posso opinar porque não os li mas também não precisava de enxovalhar os filmes...

Anónimo mandou o bitaite...

Eu tb curti bastante da adaptação nacional do aparelho voador a baixa altitude (e o Ballard também foi bastante elogioso para com ele na altura). Já o Crash, que me marcou muito na altura, parece-me que envelheceu mal(embora a personagem da Catherine Ballard continue a ter um enorme efeito em mim)

chica de moebius mandou o bitaite...

eu também gostei do crash mas não o achei excepcional nem foi marcante, para mim, como outros filmes do cronenberg. penso que só o vi uma vez e, talvez por isso, nem me lembrava da personagem.

parreirex mandou o bitaite...

passo

Anónimo mandou o bitaite...

o Luís Rainha voltou ao assunto.

Já agora, a senhora também fez um documentário sobre Ballard(na realidade uma entrevista um pouco menos convencional)para uma televisão nordica (1986?). O resultado é um dos extras da edição em DVD do «Aparelho voador(...)»

chica de moebius mandou o bitaite...

esta representação anatómica fazia-me lembrar imagens que já tinha visto mas que não me recordava onde.
já redescobri o artista: fernando vicente.
as semelhanças podem ser vistas em dois dos seus blogs (ou no site):
http://fernandovicentevanitas.blogspot.com/http://fernandovicenteanatomias.blogspot.com/ (neste, o conceito é um pouco diferente, é mais "mulher-máquina" ou "homem-máquina").

César mandou o bitaite...

@casa das artes de Famalicão
...e o programa J.G. Ballard, considerado um dos maiores vultos da literatura Ficção Científica, com as presenças de Solveig Nordlund, realizadora sueca e Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta e aficionado da obra de Ballard para descodificar este autor para o grande público...

http://www.onthetrek.net/index.htm