quarta-feira, janeiro 07, 2009

Sem pensar muito nisso...

A minha lista de guitarristas Rock (e breve descrição do seu som)





20- Stearling Morrisson - Velvet underground. (Metronómico)





19- Ron Ashenton- The Stooges- (Tormentoso)





18- John Squire- Stone Roses, Seahorses-(Hipnótico)





17- Andy Gill- Gang of four- (Cortante)





16- Billy Corgam- S.P, zwan. (Multi-crómático)





15- Dave Navarro- Janes Adiction, RHCP (Narcótico)





14- Marc Ribot-( Muita merda mas o mais conhecido é a colaboração com) Tom Waits - (Lirico)





13- Manuel Gootsching- Ash Ra Temple. (Planante)





12- East Bay Ray-Dead Kennedys- (Pulsante)





11- Zé dos Eclipses- Mão Morta- (Sibilino)





1o- Colin Newman -Wire.(Cristalino)


09- Alexandre Soares- Gnr; TTT- (Imaterial)



08- Ward Dotson- Gun Club.(Telurico)





07- More /Ranaldo -Sonic Youth. (Atordoante)





06- Arthur Lee-Love. (Encantatório)




05- Michel Koroli- Can (Extáctico)





04- Rowland S. Howard/Mick Harvey- The Birthday Party-(Voraz)














03- Jorge Ferraz-(Entre muita outra coisa) Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre- (Crepitante)









02- Verlaine/Loyd- Television-(omnisciente)









01- Hendrix (Hendrixiano)






Edit: Não sei como, apaguei o Zappa. A dupla Waddington/Sager (pop group) o Zoot Horn Rolo tb deviam estár aí mas n me apetece refazer isto.

10 Bitaites:

el desdichado mandou o bitaite...

Fuck falta tb o Neil Hagerty, que merda...

chica de moebius mandou o bitaite...

eu proponho que refaças isto...
não disseste que o ali farka toure estava no teu top 15?!
já são 5 que faltam.

se puder, depois penso nisto mas, assim de repente, lembro-me de nomes não referidos por ti como bo diddley, robert johnson, link wray, dick dale, jimmy page, chuck berry, ry cooder (antes aborrecia-me mas agora sabe-me tão bem ouvir a banda sonora do paris-texas, que me lembro sempre dele quando penso em guitarristas... ainda assim não sei se garante o lugar no meu top 20).

Anónimo mandou o bitaite...

Não, disse que o Bob Quine ficava no meu top 15.

Sim, mais um lapso

Anónimo mandou o bitaite...

Jimmy Page e o Robert Johnsons tb deviam estar...Qd tiver tempo vou editar isto r fazer um top 30

chica de moebius mandou o bitaite...

e as duplas spencer/bauer, spencer/verta-ray ou mesmo spencer/hagerty?

destas três, talvez a segunda seja a menos interessante (no que à originalidade diz respeito) mas a guitarra do matt verta-ray também é sonante...

eu sei que porias o neil hagerty sozinho mas o jon spencer também fica muito bem na lista.

alguns dos adjectivos que usaste também encaixariam lindamente na 1ª dupla que referi ou poderias usar o óbvio "explosivo".;)

Anónimo mandou o bitaite...

Sim, sim... Já me tinha lembrado da Spencer/Bauer

Anónimo mandou o bitaite...

meus senhores .... Carlos Paredes ... diz-vos algo ???

chica de moebius mandou o bitaite...

carlos paredes era guitarrista de rock'n'roll ou derivados?!... não fazia ideia.

chica de moebius mandou o bitaite...
Este comentário foi removido pelo autor.
chica de moebius mandou o bitaite...

desdich, tenho que me penitenciar...
quando falámos acerca de guitarristas femininas esqueci-me de uma que gosto muito e penso ser uma das mais importantes blues women na história do blues:
MEMPHIS MINNIE
(wikipedia, myspace, no allmusic referem-se a ela "the ultimate woman blues guitar hero").

já agora deixo os links para a rosetta tharpe (allmusic, wikipedia, myspace).

NOTA: apaguei o comentário anterior porque os links não estavam bem.