terça-feira, outubro 07, 2008

quanto é 1 bilião de hélices?

no passado sábado fui a um casamento e duas dúvidas nos "atormentaram" durante grande parte do dia:

  1. quanto é 1 bilião? 1 000 000 000? 1 000 000 000 000?
  2. a palavra hélice é masculina ou feminina?
é possível que para alguns (ou para todos) sejam questões básicas mas a verdade é que as respostas me surpreenderam.



questão 1.
quem levantou a questão informou os restantes, de forma convicta, que 1 bilião nos estados unidos da américa é diferente de 1 bilião em portugal.
no domingo fui consultar a minha velha tabuada da primária (sim, ainda existe, só lhe falta a capa) mas sem sucesso porque vai apenas até aos 999 999 999 (novecentos e noventa e nove milhões novecentos e noventa e nove mil novecentos e noventa e nove).
pensei logo que o número inteiro seguinte seria 1 bilião.
no entanto, segundo o dicionário da língua portuguesa da porto editora (5ª edição),

bilião, s. m. um milhão de milhões. (Fr. billion).

ou seja, 1 bilião = 1 000 000 000 000 (que, por acaso, não era o que eu pensava).

metade da dúvida estava esclarecida mas faltava o resto... voltei-me para a internet.
descobri então que, além da dúvida ser comum, existem duas escalas de numeração: escala curta e escala longa.
escala curta: 1 bilião = 1 000 000 000.
escala longa: 1 bilião = 1 000 000 000 000.
parece que actualmente os eua e a inglaterra usam a escala curta.

aqui
está o esclarecimento desta controvérsia.
quem estiver interessado pode, também, consultar a wikipédia aqui, aqui e aqui.



questão 2. (muito mais simples)
eu estava convencida de que hélice era uma palavra do género feminino até porque "um hélice" ou "o hélice" me soam muito mal... mais uma surpresa.
segundo o mesmo dicionário que citei em cima (5ª edição do dicionário da língua portuguesa da porto editora),

hélice, s. m. e f. propulsor de navios e aeroplanos; curva descrita por um ponto quando este efectua sucessivas revoluções em torno de um eixo, acompanhadas de deslocamento contínuo paralelamente ao referido eixo, e cuja forma é da crista de uma rosca de parafuso; espiral; qualquer objecto em forma de caracol; s. m. rebordo exterior da orelha, o m. q. hélix (Lat. helice do gr. hélix).

quem diria que hélice é uma palavra andrógina?! confesso que não sabia que isto era possível e muito menos que a androginia se aplicava também na linguística...

se experimentarem inserir a palavra hélice aqui, dá um resultado semelhante.
ou, ainda segundo as Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a hélice é o hélice e outro.
nesta questão todos tínhamos razão.

foi um casamento muito instrutivo.

2 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

isto faz-me pensar em como facilmente podemos entrar em equívocos: para os portugueses a Terra tem 4 600 Milhões de anos e para os americanos tem 4,6 biliões de anos.
Mais ainda,... um dia quando me calhar o euromilhões (o que será difícil pois não jogo) passarei a ser um português milionário mas a primeira coisa que farei é emigrar para os Estados Unidos da América para ser o primeiro português bilionário...
Sobre o sexo da Hélice, também julgava ser feminino e esta era fácil de ver: "Hélice" no país das maravilhas - parecia-me óbvio que fosse feminino...

parreirex mandou o bitaite...

surpreendente, de facto.
nunca me passaria pela cabeça duvidar do sexo da hélice...

@anónimo:
estás com umas piadas muito giras, sim senhor!!!