quarta-feira, agosto 06, 2008

love is strange

de Mickey & Sylvia é a resposta à questão (colocada atrás).

Esta canção* (editada em 1957) é, na minha opinião, um exemplo de uma música com parte instrumental “Linda, Linda, Linda...” mas parte vocal monótona. Ainda que a letra seja sempre diferente, a linha melódica é composta por duas pequenas frases (3 contando os murmúrios, os yeah’s e os no’s) repetidas sucessivamente:

frase 1 – mmm mmm – frase 2 – yeah yeah – frase 1 – mmm mmm – frase 2
(instrumental)
frase 1 – mmm mmm – frase 2 – no no – frase 1 – yeah yeah – frase 2
(instrumental)
frase 1 - mmm mmm – frase 2 – no no – frase 1 – yeah yeah – frase 2
(instrumental)
frase 1 – mmm mmm – frase 2 – yeah yeah – frase 1 – mmm mmm – frase 2

É verdade que linhas melódicas repetidas até à exaustão não faltam por aí mas nesta música acho uma pena…
Admito, no entanto, que acho alguma graça ao teatrinho:

- Sylvia...
- Yes Mickey?
- how do you call your loverboy?
- Come here loverboy!!!
- And if he doesn’t answer?
- Oh loverboy!
- And if he still doesn’t answer?
- I simply say “baby, oohh baby, my sweet baby, you're the one”
...

NOTA: em maiúsculas estão as frases usadas pelos New York Dolls.

Love is strange, além de ter sido interpretada por imensa gente (Buddy Holly, Everly Brothers, Cher (ainda com o Sonny),…), também foi usada em várias bandas sonoras (a mais conhecida talvez seja a do filme Dirty Dancing). Aqui proponho uma mini-série britânica que passou na RTP2 algures durante a última década de 90 e que eu seguia religiosamente: Lipstick on Your Collar.

A série é de 1993 e a acção decorre em Londres, no ano de 1956, durante a Crise do Suez.
(eu não me lembrava, obviamente, destes pormenores mas a wikipedia e o imdb são extraordinários)

Mick Hopper (Ewan McGregor), um funcionário administrativo dos Serviços Secretos, era viciado em Rock'n'Roll de tal forma que, para cada situação banal (um ralhete do chefe, um funeral, um encontro ocasional, ...) "escolhia" uma música e idealizava uma cena digna de qualquer musical de John Waters - um "sonhar acordado".

A cena seguinte tem a Love is Strange como banda sonora.

É verdade que a palavra "foleiro" invade (uma ou duas vezes) o pensamento quando visualizamos a cena mas há pormenores engraçados. Eu gosto particularmente dos outdoors à Liechtenstein.

*Perdoem-me os que não tém internet para ver os vídeos mas ainda não consigo colocar aqui mp3's meus ("ainda bem!" dirão alguns;)).

1 Bitaite:

Anónimo mandou o bitaite...

Brutal, adorei tudo!!!!!

(depois se tiver tempo vou procurar uma referenciazita numa biografia do Ravel que tenho por aqui que pode, a pretexto da composição do Bolero, servir de complemento interessanta à tua elocubração sobre temas com escassas linhas melódicas...)