sexta-feira, julho 25, 2008

Regular e desregular

Muito se tem houvido falar da necessidade de desregulamentar o mercado de trabalho.
Vale a pena reflectir acerca do fenomeno da regulamentação e desregulamentação. Vejamos o exemplo da Internet: No inicio foi uma coisa completamente caótica, ao longo do tempo foi-se regulamentando essa área, foi-se proibindo sites nazis, terroristas, pedofilos, etc. Tambem existe a tentativa de combater a pirataria de música e de filmes, embora que isso com pouco sucesso.
Outro exemplo é o automóvel, quando foram comercializados os primeiros automóveis práticamente regras nenhumas, tanto no fabrico como na circulação. Hoje em dia não faltam é regras.
Onde eu quero chegar? Sempre quando há uma invenção completamente nova, não existem práticamente nenhumas normas, regras ou leis relacionado com o mesmo, mas ao longo do tempo posterior vão aumentando de quantidade.

No que diz respeito ao mercado de trabalho é parecido mas não igual. A desregulamentação acontece quando há grandes mudanças na estrutura económica de um país, assim no inicio da revolução as regras laborais eram quase inexistentes (Manchester capitalism), os quais foram ser introduzidos ao longo do tempo.
Actualmente estamos de novo a assistir a uma grande mudanças na estrutura económica e muitas regras actuais não servem, tem de ser substituídas por outras.

0 Bitaites: