domingo, julho 20, 2008

O livro é uma mulher, só passa quem souber

Devo-vos confessar e partilhar que hoje experimentei uma sensação única...

Sim, havia uma mulher envolvida porém rápido foi substituída por uma outra...LINDA LINDA LINDA...


Vi-a de soslaio por volta das 10 horas da manhã e num acto de puro desespero, visto que as esperanças já eram poucas ou nenhumas, provoquei um encontro que pretendia ser visto como casual. No entanto o factor casualidade esfumou-se instantaneamente, até mesmo aos ouvidos do porteiro da casa, pelo tom irónico do seu "bonjour Antoniô".

Não imaginava ela que eu tinha um trunfo na manga sob o qual ela se iria ajoelhar. Alias, nem é um trunfo, é mesmo o meu joker, o meu mata-morre. Tratava-se de um convite para beber um copo num barzinho "good vibrations" no quartier latin, que eu minuciosamente já tinha estudado a fundo para as ocasiões, onde todas as noites de fim-de-semana há musica jazz ao vivo, quanto a mim de bastante qualidade.


Pois bem, fim de tarde já no tal bar, o sol ainda raiava através das janelas e chegava a hora de eu me libertar e começar a fazer algo pela vida.

Aqui, e mais uma enervante vez, houve um factor que não me deixou brilhar. O quinteto de hoje começou a tocar uma música que me deixou com uma sensação estranha, uma sensação interior de preenchimento a tal ponto de me pregar à cadeira.

Mas afinal de contas, que musica era aquela que me deixava num estado de confusão total entre o limitado e o infinito, entre o próximo e o longínquo, entre o liquido e o gasoso, entre o conhecido e o esquivo?

Até que veio a letra da musica cantada num tom que realmente parecia imitar Louis Armstrong... depois de ouvir a palavra "Portugal", lá me lembrei e exclamei bem alto: "c'est pas possible"



Coimbra, Coimbra, Coimbra....eis a única mulher que quero para hoje...

No final fui perguntar que raio de musica era aquela...depois de folhear um bocadinho responderam-me "April in Portugal" de Louis Armstrong....fiquei louco!

De qualquer maneira corrigi prontamente "Coimbra" adulterada e interpretada por Louis Armstrong.

Depois de uma pesquisa na net vi que existem dezenas de versões da música por muitos e alguns conceituados músicos.


Coimbra do Choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal,
Ainda

Coimbra, onde uma vez,
Com lágrimas se fez
A historia dessa Inês
Tão linda!!!

Coimbra das canções,
Tão meiga que nos pões
Os nossos corações
A nu

Coimbra dos doutores
P’ra nós os teu doutores
P’ra os teus cantores
A fonte dos amores
És tu

Coimbra é uma lição

De sonho e tradição
O lente é uma canção

E a lua a faculdade

O livro é uma mulher

Só passa quem souber
E aprende—se a dizer

SAUDADE

4 Bitaites:

chica de moebius mandou o bitaite...

conheço um álbum (que tenho em mp3 se quiseres;)) só de versões desta música que inclui interpretações tão variadas como louis armstrong, amália rodrigues, eartha kitt, caetano veloso, bing crosby, chet atkins, liberace, coro dos antigos orfeanistas de coimbra, entre outros...

além destas, há outras versões interessantes - parece que as gentes do jazz e do swing tratam esta música como um dos seus standards.

chica de moebius mandou o bitaite...

já agora, nesse link, aparece a letra (que eles usam) traduzida em francês para brilhares junto das tuas amigas francesas ao esclareceres como era a letra originalmente;)

parreirex mandou o bitaite...

concluindo: sabias o suficiente para passar no exame ou não???

p.s. a música é linda.

Tóchã mandou o bitaite...

Deixei para recurso, exame marcado para a sala "Degustação Myriam Lopes"