terça-feira, março 25, 2008

Sugestão de leitura

"Muitas moçambicanas olham homem branco como salvação"

ISABEL LUCAS Paulina Chiziane, ESCRITORAO romance que publicou agora em Portugal e será editado em Moçambique questiona o envolvimento dos indígenas na colonização.

Polémica garantida?É um livro polémico. Tenho consciência, mas era preciso começar a discutir o problema. Olhávamos para o invasor como a causa dos problemas. A Zambézia é das províncias mais ricas, um lugar onde a exploração portuguesa foi muito forte. Se os portugueses eram tão poucos ali, como dominaram a província e o país? Qual a participação dos indígenas? Se parar para uma reflexão interna, a mão dos indígenas foi muito forte. A Zambézia foi a parcela do território com maior miscigenação. Como aconteceu? Será que as mulheres foram violadas? Será que se entregaram? Como é que a Zambézia tem tantos mulatos?

Este livro, O Alegre Canto da Perdiz, parte de uma teoria.Segundo a tradição oral eram as mulheres negras que procuravam o homem branco para ter um filho mulato para que este não fosse depois deportado. Ainda há essa busca do homem branco. Muitas raparigas de 15 e 16 anos olham o homem branco como uma salvação. Sou observadora social e fui coleccionando estas questões


.Como explica, 30 anos após a independência, que essa busca do homem branco continue?Estamos a assistir a qualquer coisa que não consigo interpretar. Os mulatos parecem estar de novo a assumir o controlo da situação. Com a economia de mercado aparecem os antigos portugueses a assumir o comando das infra-estruturas e o filho mulato ressurge no poder. Ainda não sei muito bem o que estou a fazer. Abro uma polémica para reflectir sobre o futuro do país. A reflexão sobre o que é ser moçambicano parou. Como nos vamos relacionar, que país estamos a construir? De forma suave tento levantar questões.E o que é ser moçambicano?Temos uma consciência nacional que não é comum aos outros países africanos. Moçambique está muito mais próximo da unidade nacional do que a maior parte das nações africanas. Aqui não há divisões tribais. Estamos todos misturados. Essa é das maiores relíquias de Moçambique.





http://dn.sapo.pt/2008/03/24/artes/muitas_...homem_bran.html

1 Bitaite:

Tóchã mandou o bitaite...

bem me parecia que nao era pelos lindos olhos deles. Mas como disse, parecia-me, como lhe parece a ela...o melhor sera irmos fazer a prova cientifica.... e irmos muitos, para que mais nao seja o provarmos por inducao...pois esses tipos de maputo instalaram uma inducao disfarcada por um "while" com criterio de paragem muito fraco.