quinta-feira, novembro 22, 2007

Mudança de look

Temos realmente de mudar o look deste blog! Fazer-lhe um peeling, lifting... sei lá, lavar-lhe a carinha, que este aspecto que ele tem agora não é realmente digno!

Andei a vasculhar alguns sites que têm templates para usar em blogs e fiz uma lista, que enviei ao Parreirex para definirmos um determinado número deles para se poder fazer uma escolha. Entretanto acho que não vale a pena estar a filtrar e por isso apresento-vos aqui em baixo a lista dos links para os templates. Estejam à vontade para apresentarem mais ideias, caso nenhuma destas vos encha as medidas. Nos comments a este post poderão dizer qual ou quais os que mais vos agradam, para tentarmos escolher um ou em alternativa apresentar então uma lista mais reduzida para votação.
  1. Midnight
  2. Pimenta
  3. Cidade
  4. Black2
  5. Black3
  6. Novembro
  7. 28 e Meio
  8. Dali
  9. Einstein
  10. Beco
  11. Lobo
  12. Smas
  13. Bege
  14. Punk
Vejam lá e escolham...

15 Bitaites:

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Depois de muito ver (já que fui eu que os escolhi... é difícil decidir) não consigo melhor do que fazer um top 5 das minhas escolhas.
1.Midnight
2.Pimenta
4.Black2
6.Novembro
8.Dali

@Parreira: acaba por ser um pouco diferente do que tínhamos falado.

@Todos: Estou a basear as minhas escolhas não tanto pela imagem no topo, mas mais pelo esquema de cores, pois é possível depois alterar imagem. Tirando isso, não se esqueçam que o resto do conteudo (imagns incluídas nas barras laterais, etc.) é apenas de teste.
Embora no site peçam para não alterar nada nos templates, penso que poderemos até informar o gajo para ver se ele não se importa.

Anónimo mandou o bitaite...

mmmm... pelas razõs que apontei em baixo,optaria pelo pimenta ou pelo smas. Mais pela onda «a change do you good» do que por requinte estético.

Anónimo mandou o bitaite...

De qualquer forma o smas é mesmo feio ...fica só o pimenta

Tóchã mandou o bitaite...

o blogger.com não tem uma template completamente branca com coluna à direita? eu optava simplesmente por essa, já que dentro das propostas não ha nenhuma evolutiva em questões de navegabilidade e interactividade. (nem sei da sua viabilidade ou custos de manutenção)

Manuel J. R. mandou o bitaite...

@Tochã: Explica lá essa da "evolutiva em questões de navegabilidade e interactividade"

É que estes templates permitem muito mais facilmente adicionar coisas na barra lateral, por exemplo. Isso significa logo melhoria na manutenção, por exemplo. Em termos de interactividade o que queres? As três colunas? Concordo com o que alguém disse aí algures num post atrás: não temos conteúdo para preencher 3 colunas (pelo menos para já, sem addons e widgets que se podem agora usar mais facilmente). De resto não tou a ver a cena da interactividae.

Tóchã mandou o bitaite...

Como referi, até porque infelizmente não sou um habitual visitante de blogs, e não sei se a blogosfera ja chegou a esse nivel vou disparatar.
Falava de uma coisa...tipo...com separadores... a pagina inicial, e alguns separadores, tipo galeria de fotos, agenda, videos/musica, votações bla bla bla....
mas pensando bem, se calhar nem vale a pena dispersar a atenção da malta. A verdade é que ja tivemos a oportunidade de usufruir de um forum e depressa o falímos...

Tóchã mandou o bitaite...

realmente somos meninos de uma pagina só...só tinha mesmo viabilidade a galeria de fotos, era engraçado ver as fotos da malta que foram sendo postadas compiladas, mas isso se forem devidamente "tagadas" , tipo, reservar uma tag para o efeito é praticamente o mesmo....digo eu..

parreirex mandou o bitaite...

meus preferidos:

# Black3
# Pimenta
# Novembro

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Piada fácil:
"Parece que vamos apimentar este blog!" (até agora...)

@Tochã: concordo contigo. No entanto, para ter essa(s) páginas novas, teríamos de ter vários blogs ou mudar de serviço de blog. O Blogger apenas permite blogs de uma só página. Os que têm separadores, apontam para outras páginas. Mesmo para as fotos teria de ser assim, por isso a cena das tags tornar-se-ia interessante, começando o ppl a ver quais as que já existiam, para meter as novas de modo a agrupar. Claro que perde a oportunidade sempre boa de mandar uns bitaites nas tags (ou não... desde que se agrupasse na mesma com tags menos ortodoxas).

Manuel J. R. mandou o bitaite...

Já agora, só para lançar o pânico, encontrei hoje uma página com muitos templates, que tem uma galeria AQUI mas eu não estou com paciência para os ver. Se alguém quiser dar uma vista de olhos... notem que tem os sub-álbuns do lado esquerdo da página.

Anónimo mandou o bitaite...

@ Tochã e Manuel J. R.

É isso mesmo, basta retagar convenientemente ou criar blogs de rectaguarda(no fundo, o blog tem quantas as páginas a gente quiser)...

Tremam Pacheco Pereira e Nuno Markl...

Anónimo mandou o bitaite...

aqui vai a minha opinião sobre os 5 finalistas:

- midnight -> só gosto da imagem;
(o template é demasiado básico e dá a ideia de "texto corrido"...)

- pimenta -> parece-me que o espaço está bem organizado mas é demasiado branco... nem que seja pela questão energética, eu excluiria esta opção (ao contrário da generalidade, pelos vistos).

- black -> gostei de ambos os black;
o espaço está bem arrumado e tem a secção de posts mais clara indo de encontro ao que o joão pretendia.

- novembro -> gostei da organização do espaço e das cores.

- dali -> não gostei.

já agora, em relação aos restantes, nenhum me agradou particularmente mas gostei da imagem do beco.

resumindo, escolheria um dos black.

Manuel J. R. mandou o bitaite...

@anonimo:
Pois, mas se for para, por exemplo um blog ter a compilação das fotos postadas pelos membros... estas teriam de ser postadas nos dois blogs... seria um bocado trabalhoso, não? Ter várias secções (blogs) pode ser uma ideia, mas não sei muito bem se resultará.
A única coisa que não me agrada muito num blog, é que se alguém se lembrar de comentar de novo uma coisa antiga, ela não é "ressuscitada" para discussão... vou ver se encontro algum addon, widget ou qualquer coisa sobre isso.

Tóchã mandou o bitaite...

@ - Celia

Eu acho que é uma mais valia um totalmente branco, achando que bonecada como a propria pimenta está a mais.

Os protagonistas devem ser os post, os postais foleiros de aniversario etc e não os enquadramentos ou emaranhados de caixilhos, caixas e caixotas....

Além disso acho esteticamente mais à frente os brancos, sem fronteiras denunciadas que enjaulam os nossos belos textos.

Numa ultima tentativa de te convencer... como é uma pauta musical, uma folha de um poeta, uma mortalha do furtado?

Ger mandou o bitaite...

As minhas três preferidas são:

1) Pimenta
2) Black2
3) Smas