quinta-feira, outubro 11, 2007

O zero

Um dos meus assuntos recorrentes é o zero.
O zero é a meu ver o número mais cool deste planeta, é claro que todos os outros números são tambem cool. Mas segundo a minha perspectiva o zero fica mesmo à frente de números como o 1, o pi, o e, o i ou a raíz quadrada de dois.
O zero é interessante porque só nos século VIII alguem teve a ideia de criar um simbolo para o nada.

Em termos aritméticos o zero é o número com mais caracteristicas interessantes.

1) É elemento neutro da adição
2) É elemento absorvente da multiplicação
3) Dividindo zero por qualquer número dá sempre zero
4) Não é possível dividir por zero
5) x^0=1, qualquer que seja x!=0
6) 0^x=0, qualquer que seja x!=0
7) Por consequência de 6 e 7 conclui-se que 0^0 não está definido

Não sei se esqueci alguma outra propriedade interessante, mas penso que os apresentados são suficientes para mostrar o caracter invulgar desse número.

Recomendo vivamente o livro de divulgação cientifica chamado "O livro dos números", que é uma verdadeira biblia para todo o amante de números. :)

5 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

Eu sou mais do pi...alem ter algumas propiedades aritméticas cool (como ser o limite daquela serie q está à porta do departamento), tem tb um papel muito relevante na geometria,estatistica probabilidades, etc...

Anónimo mandou o bitaite...

Eu sou mais do pi...alem ter algumas propiedades aritméticas cool (como ser o limite daquela serie q está à porta do departamento), tem tb um papel muito relevante na geometria,estatistica probabilidades, etc...

Anónimo mandou o bitaite...

Eu sou pelo numero da camisola do Cristian Rodriguez seja ele qual for

Anónimo mandou o bitaite...

Eu é mais o 69

Anónimo mandou o bitaite...

quem quer ser um zero?