sábado, junho 16, 2007

«VÊ LÁ, TU É QUE SABES DISSO», REFERIU O EDITOR AO DESIGNER

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
foto retirada da capa do jornal "Record" de 16 de Junho de 2007
...

Amigos, gostaria que exe(o)rcizassem sobre a existência de consciência neste trabalho ou se foi privilegiado o subconsciente, que para um capa de uma edição desportiva será realmente inovador. É inovador nestes termos, porque todos conhecemos bem o vincado surrealismo existente nos jornais desportivos no mercado das eventuais transferências, mesmo até graficamente quando um jogador é dado como certo num certo clube, e aparece com a camisola desse clube vestida em montagens, normalmente bastante manhosas, quando por vezes ainda nem a conhecem.

Agora nestes termos é a primeira vez que vejo, puro trabalho artístico. E a sua interpretação?

Pensei que fosse uma sequência lógica de transformismo. Realmente a cor dos fatos é sequencial do cinzento para o preto e curiosamente o penúltimo e já preto puro não apresentando diferença para o último. Mas depois reparei que os corpos não estão em “sequência dominó”. Depois o cabelo…será que depois de um gajo ter o cabelo ao estilo “capacete” e antes de ficar careca precisa de ter risco ao lado? Ou será aquele cabelo risco ao lado do José Veiga? Nao será por sua vez o do Eng. Técnico Fernando Santos? E as orelhas? É impressão minha ou a par das mãos esse elemento é invariável em todas as fotos? Será que são irmãos de orelhas? E as figuras de segundo plano? O que representam, o que fazem ali? Quem são eles? Anjos da guarda? Serão hologramas? É a energia deles projectada no espaço bidimensional? Será clonagem MATRIXiana? Será Xampa? Será magia? Será a ALMA deles?? aquela com a chama imensa, que os conquista e leva à palma a luz intensa do sol que lá no céu risonho vem beijar com orgulho muito seu, as camisolas berrantes que nos campos a vibrar são papoilas saltitantes? Ou será que representam a nação, os adeptos, benfiquistas?


Será Metamorfose?
Enquanto larva e em primeiro plano vai-se desvanecendo e surge novamente nesse primeirissimo plano como borboleta?

Que porra é esta? O que vai na cabeça do criador? e do editor?

Criticos e estudiosos de arte, toca a rebate... Temos matéria...

Por favor, ajudem-me… não conseguirei dormir até perceber esta coisa, ou consciencializar-me que é de facto surrealismo, e dar salvas ao “RECORD”.

0 Bitaites: