sábado, abril 21, 2007

Números complexos

Chegou agora a altura do ano lectivo em que o pessoal do 12º ano começa a dar os números complexos.
Nas explicações sempre é uma matéria um bocado embaraçosa. Uma pessoa tem de explicar porquê de repente é permitido o que sempre foi proibído, calcular a raíz quadrada de um número negativo.
Por exemplo quando alunos do 10º e 11º tinham que resolver uma equação quadrática e na fórmula resolvente aparecia a raíz quadrada de um número negativo dizia-se que a equação não tem solução porque não existem raízes quadradas de números negativos, eu sempre acrescentava que isso era válido para IR, mas eles não costumam dar muita atenção a isso e também muitos nem sequer sabem muito bem o que é IR.
E existe uma coisa que reforça muito mais a convicção dos alunos que não é possível tirar a raíz quadrada de um número negativo, que é o facto de a calculadora dar erro quando se tenta fazer isso com ela.

Resta a questão de se não faria mais sentido dar em vez de números complexos o cálculo integral no 12º ano...

5 Bitaites:

parreirex mandou o bitaite...

"Resta a questão de se não faria mais sentido dar em vez de números complexos o cálculo integral no 12º ano..."

Absolutamente!

Anónimo mandou o bitaite...

Eu tb acho q sim... Mas convém notar que , passadas as confusões iniciais q descreves-te, o capitulo dos números complexos é um dos que inspira menos pavores aos alunos. Além disso, julgo que o número de aulas dedicadas ao C.I. teria de ser maior do que aquele actualmente previsto para os números complexos; provavelmente teria de sair mais qualquer coisa

Vitor Aires mandou o bitaite...

Na minha opinião a existencia do tema "numeros complexos" no 12º deve-se mais para consolidar a trigonometria.

Ger mandou o bitaite...

O cálculo integral faz parte do programa de matemática do 12º ano na Alemnaha.
Uma coisa interessante que lá se está a discutir é a introdução da teoria dos grupos no 7º ano. Acho isso uma boa ideia. A teoria dos grupos é na minha opinião das matérias mais interessantes que tive opurtunidade de conhecer no curso.

parreirex mandou o bitaite...

@ger
aconselho-te outra teoria muito gira, que não tiveste oportunidade de conhecer no curso - Teoria das Categorias. Parece-me que vais gostar.
Mas aviso que não é teoria para se ensinar no secundário.

@restantes
também aconselho