terça-feira, fevereiro 20, 2007

Reduzir o consumo de combustíveis

A área onde sou mais adversário da actual administração americana (aínda mais do que a politica externa) é a politica ambiental. Mas felizmente está a haver uma mudança de mentalidade da população norte-americana quanto a esse assunto.
Para o caso português eu defendo uma medida certamente polémica, que é o de acabar com o imposto automóvel (de modo que o único imposto cobrado na venda de um automóvel seja o IVA) e a súbida na mesma medida do imposto sobre o combustível.
As vantagens seriam a motivação da redução do consumo de combustível. A eliminação do IA teria como implicação provável a súbida da venda de automóveis (novos), que são em termos gerais mais eficientes (gastam menos combustível) e mais seguros.
Esta medida não significaria necessáriamente uma queda da receita do estado e contribuía para a renovação do parque automóvel e para um contributo para a descida do consumo de combustível.

Parece-me no entanto que com essa opinião eu estou bastante sozinho cá em Portugal. :)

2 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

não estás sozinho em Portugal...estás sozinho na Europa...não te esqueças que Portugal já tem actualmente uma das cargas ficais mais pesadas sobre os combustiveis... De resto parece-me uma ideia com muitos inconvenientes que talvez não tenhas considerado... Deixo 2; primeiro os carros onde a percentagem do ia é mais significativa são os carros com maior cilindrada, são mais seguros sim, mas no geral consomem mais; por outro lado já são muitos os portugueses que atestam em Espanha um eventual agravamento da carga fiscal levaria a que a tendência se intensificasse... Finalmente, não me parece que o nosso parque automovel esteja assim tão envelhecido, parce-me até que se tem renovado num nivel incompativel com as possibilidades declaradas ao fisco

Anónimo mandou o bitaite...

temos o melhor parque automovel da europa!!!! e com o aumento da taxa nos combustiveis os mais prejudicados seriam as empresas de transportes (TIR coisa e tal) que teem o menor racio carro comprado/combustivel gasto. Como eles transportam precisamente coisas para gajos como nos consumirem, acho que essa ideia não será a melhor ...