segunda-feira, janeiro 08, 2007

A génesis da matemática

1. No início deus criou Adão e Eva. E Adão estava vazio, e não cria ser iluminado o cérebro dele, onde reinava a obscuridão e o caos. E deus disse então: "Os pensamentos irão ter uma iluminação e o nome da mesma será matemática." E assim aconteceu. Assim o mais e o menos foram o primeiro dia.
2. E deus criou linhas rectas e tortas, áreas planas e curvadas e corpos das mais variadas formas geométricas com ângulos e comprimentos e deu os a Adão, para que ele os cálcule e se alegre com eles. E deus viu que isso era bom. Assim do seno e coseno veio o segundo dia.
3. E deus criou potências e radicais, equações quadráticas, números reais e imaginários e disse a Adão: "Cálcula com eles segundo as leis da álgebra e irás descobrir os casos notáveis." Assim veio do quadrado e do cubo o terceiro dia.
4. E deus disse: "Vou criar o sistema de coordenadas com a sua origem, abcissa e ordenada. Nela se insiram circunferências, elipses e hipérboles com assimptotas, extremos e pontos de inflexão." E deus viu que era bom. Assim do máximo e do mínimo veio o quarto dia.
5. E deus criou a terra com latitudes e longitudes, com meridianas e verticais, com equador, polo norte e sul. E deus ficou agradado com a obra dele. Assim de latitude e longitude veio o quinto dia.
6. E deus disse: "A terra denha particulas pequenas e mais pequenas num conjunto que tenda para infinito." E assim aconteceu. E o senhor chamou essas particulas lim x para x a tender para infinito. Ele criou Briggs e Napier, de modo que eles criem os logaritmos, e ele criou séries finitas e infinitas. Assim de convergente e divergente veio o sexto dia.
7. Mas no sétimo dia deus descansou e deu a Adão a tabela dos logaritmos e disse: "Vês eu entrego-te a ti todo o paraíso matemático. Agora podes adicionar, multiplicar e potenciar. Apenas não podes dividir pelo número 0; porque esse número é uma criação do senhor da obscuridão."
8. Mas a cobra manhosa falou para Eva: "Quem dividir por zero irá aprender o que está certo e errado." E Eva falou para Adão: "Divide por zero e a equação irá se simplificar!."
9. E Adão dividio então por zero. Aí eles descobriram que estavam nús. Assim eles criaram roupas atravês de integrais de superficie. Aí deus expulsou Adão e Eva do paraíso matemático e falou para eles: "Porque dividiste por zero, o teu trabalho será maldicionado. Com todo o teu suor irás derivar, integrar e calcular logaritmos. Nunca irás alcançar o infinito e descobrir valores exactos para pi e e. Nunca irás fazer um texto matemático exacto.
E assim aconteceu.

Uma pequena nota à parte: Na Áustria duas mães muçulmanas protestaram contra o uso do símbolo '+' para representar uma adição por fazer lembrar o cristianismo, e assim ofender sensibilidades muçulmanas. :)

5 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

Poi, eu tentei explicar isso à minha ex-mulher «Isto não é o que parece a gente está só a dividir por 0...»

Anónimo mandou o bitaite...

meu caro,
assim sendo, noto uma contradição com o teu ultimo post, onde concluías claramente que "dividir por zero é muito gay". A não ser que Eva fosse, na realidade, um homem.

Anónimo mandou o bitaite...

a seguir ao nosso, este é o movimento mais interessante que surgiu por aí. A vossa luta é a minha luta, mães austríacas muçulmanas! Vamos substituir o '+' por uma banana, por exemplo.

Anónimo mandou o bitaite...

Nuno Gémeo vai ser PAI!!!!

Ger mandou o bitaite...

@ tó leal

Não é contradição nenhuma.
Muitas vezes quando homens tomam comportamentos tipicamente femininos, como por exemplo usarem roupa de mulher ou maquilharem-se, o comportamento deles é considerado gay. E a divisão por zero é um comportamento claramente feminino, portanto um homem que divida um número ou uma equação por zero é gay.