domingo, julho 17, 2005

RESSACA

Dia de ressaca, daqueles de repetir infinitas vezes -Nunca mais bebo! Depois de largar o meu estado vegetal às oito da noite, e cumprido o ritual das litradas de Coca-Cola do MacDonaldo destas dolorosas efemérides, decidi, impulsionado por uma conversa com um amigo nosso, ler poesia. Mãos trémulas, envolto numa núvem algo densa de tabaco, esta só minha e que não partilho, peguei em Fernando Pessoa. Se em dias ditos normais tenho uma confessa dificuldade em extrair todo o potencial que dizem a poesia possuir, hoje prometia ser ainda mais difícil. Houve no entanto versos que fizeram muito sentido:
...
A mensagem , terceira parte - O encoberto - Os Avisos
...
Bandarra
Sonhava, anónimo e disperso,
O Império por Deus mesmo visto,
Confuso como o Universo
E plebeu como Jesus Cristo.

Não foi nem santo nem herói,
Mas Deus sagrou com Seu sinal
Este, cujo coração foi
Não português, mas Portugal.

Image hosted by Photobucket.com

Acerca dele, Pessoa escreveu ainda:
...
"verdadeiro patrono do nosso país é esse sapateiro Bandarra. Abandonemos Fátima por Trancoso. (...) Que Portugal tome consciência de si mesmo."
...
Já desconfiava!!! Podem, portanto, alterar o local de depósito das vossas contribuições. A caixa de correio da rua Aquilino Ribeiro nº 12 é o sitio indicado.
...
Segundo Pessoa aquilo que Bandarra pisa, não é um simples calhau de granito, é Portugal !!!
...
Ver esta estátua leva-me a outro pensamento, sem fugir à poesia. Consta por aí, que alguém quer oferecer à cidade de Coimbra uma estátua de dois metros e oitenta , do Presidente Poeta (assim espero), ostentando uma capa académica aos ombros. Pensar nos potenciais locais da sua colocação é um exercicio mental que para hoje, é pedir demais. Concerteza que a olhar para o Mondego ficaria a matar. Se declamasse poesia, tipo jukebox, podia até tornar-se uma fonte de rendimento para autarquia.

Image hosted by Photobucket.com

Aproveitem para degustar todas as palavras e notas(Carlos Paredes) até ao final, vale a pena!! Afinal não têm de por moeda, guardam-na para andar na Abelha Maia
...
Coincidência ,ou não, e já que estou a falar de pré, ou pré-pré-candidatos presidenciais/poetas, o meu computador debita a seguinte letra musicada:
...
Sr. Doutor dá-me comprimidos para dormir.
Desde que a vi que não consigo mais dormir.
!!!
Menina Azul, Menina Azul, Menina Azul, Menina Azul!
!!!
Estou tão deprimido
Sem saber que fazer
Pobre e mal vestido
Com a barba por fazer
E penso em ti a toda a hora,
Penso em ti pela noite fora
!!!
Menina Azul, Menina Azul, Menina Azul, Menina Azul!
!!!
E agora? Sim, agora!
Somos como os caminhos paralelos,
Que se devem separar,
Que se cruzam no infinito.
Eu para o meu lado,
Você para o seu lado,
Cada um para o seu lado,
Neste caos,Neste infinito,
Que é o universo do amor.....

Image hosted by Photobucket.com

....
Extracto da letra e fragmeto de imagem, a fazer lembrar outras noites...
...
Assim,
vale a penar sair.
Afinal,
vou continuar a beber.
...
...
...

5 Bitaites:

Manuel J. R. mandou o bitaite...

UI UI!!

Isso foi duríssimo!!

Atingiu-te forte! Mesmo no centro, no âmago da alma!

parreirex mandou o bitaite...

poeta por poeta, preferia uma estátua do Gil. Mirando o céu, vazio de estrelas que o pai da sua amada roubou...

Anónimo mandou o bitaite...

Acho que precisas mesmo de deixar de beber!

Anónimo mandou o bitaite...

O Bandarra não é um jornalista da TVI???

Anónimo mandou o bitaite...

Silêncio,aves noturnas no arvoredo!
Porque ele é pequenino e há-de ter medo,
Lá nos «seios» da terra tenebrosa