segunda-feira, julho 25, 2005

html simples

Se você:
- assinou "materia" no comment da polémica;
- assinou "anonymous" no comment imediatamente anterior (neste caso já estará incluído em cima, creio);
- não sabe fazer um link em html, e acha que não fazia mal nenhum aprender;
- não sabe o significado de WYSIWYG;
- sofre de dores nas costas;
- não tem mais nada que fazer;

deve ler o que se segue:

Se, numa página de Word, digitarem o texto "http://www.abola.pt" (ou apenas "www.abola.pt") ele cria automaticamente uma hiperligação para esse endereço web, que basta pressionar Ctrl e clicar para ser estabelecida.
Em texto html, não é bem assim. Se escrevermos "http://www.abola.pt", isso aparecerá escrito como de texto se tratasse. É preciso indicar-lhe o que fazer, usando as chamadas "tags". O html usa a tag < a >(anchor) para estabelecer hiperligações entre páginas, e a sua sintaxe é simples: para este exemplo, o correcto seria escrever <a href="http://www.abola.pt">a bola</a>. O que é visível não é o url, mas o texto dentro da tag. Se quiseremos mostrar o endereço é só repeti-lo.
[um parêntese para html um pouco mais avançado: Os espíritos mais inquietos devem ter reparado que o texto de demonstração devia, então, ter estabelecido uma hipeligação para o site, mas isso não acontece. Trata-se de escrever os simbolos reservados da linguagem de outra forma: o "<" é substituído por "&, seguido de lt(less than)", o ">" é substituído por "&, segido de gt(greater than)" e as aspas são substituídas por "&, segido de quot(quotation mark)". Há mais, mas estes são os usados aqui.]
Voltando ao exemplo, resultaria no seguinte: a bola. O texto visível para link deve sugerir o conteudo do site, por exemplo um bom sítio para aprender htlm e outras cenas, ou só para homens. Criar links em posts pode ser ainda mais simples, no modo WYSIWYG (what you see is what you get, como o tucha ensinou (e o manuel de certeza que nunca esqueceu)), clicando no ícon com uma corrente e ele cria logo a estrutura. é só indicar o url e o texto. Nos comentários não há WYSIWYG e, portanto, tem que ser escrito o código.

Beijos e abraços...

2 Bitaites:

Anónimo mandou o bitaite...

e links de pornografia????

César mandou o bitaite...

E Como assar um belo dum leitão?????????????????